Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: Motociclismo

31 de Outubro de 2019 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT: Motociclismo Em 1981, o Jornal Cruzeiro do Sul noticiava o duelo entre o paranaense Nivanor Bernardi e o sorocabano Álvaro Cândido Filho, o Paraguaio. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

O primeiro evento de motociclismo que se tem notícia em Sorocaba foi em 1954, com uma corrida de motovelocidade, nas ruas do bairro de Santa Rosália, por ocasião do III Centenário da cidade. Para essa corrida vieram os principais pilotos da época no País, além dos pilotos locais. Aristides Gianolla foi o melhor classificado.

Sorocaba voltou a ter destaque na motovelocidade também no final dos anos 70, com as equipes Furlan e Rogencial, que representaram a cidade nos autódromos de Interlagos e Jacarepaguá . Já o 1º Festival Nacional de Motocross foi realizado em 3 de março de 1974, tendo sido organizado pelo Automóvel Clube em sua sede, no Jardim São Paulo . A competição envolveu competidores de oito estados, inclusive nomes de destaque como Nivanor Bernardi, campeão brasileiro da modalidade na época e vencedor da prova. O evento inclusive foi televisionado para todo Brasil, pela Rede Globo.

Essa divulgação nacional voltou a acontecer no início dos anos 80, quando no recinto da Fapis se realizou a última etapa do campeonato brasileiro, numa época em que o esporte atraia para a pista um público de mais de 20 mil pessoas. Nossa cidade teve vários ídolos do Motociclismo, entre eles podemos destacar Mauro Guazzelli Gomes, o Rosera, e Álvaro Cândido Filho, o Paraguaio, que é considerado até hoje um dos maiores heróis do Motocross brasileiro e latino americano.

#TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

[gallery columns="1" size="medium" ids="183564,183563,183562,183567,183565,183566,183568"]

Galeria

Confira a galeria de fotos