Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: Mercado Municipal de Sorocaba

17 de Outubro de 2019 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT: Mercando Municipal de Sorocaba A bela fachada em Art Déco, em 1978. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

O prédio do Mercado Municipal de Sorocaba foi inaugurado em 12 de outubro de 1938, como um imponente e moderno centro comercial -- tendo sido tombado como patrimônio histórico em 1988.

O Mercadão foi erguido no que era conhecido antigamente como Largo de Santo Antônio, um espaço que reunia uma igreja em homenagem ao santo e um galpão que funcionava como o principal mercado da cidade -- ambas as estruturas já foram demolidas. Hoje, a área fica entre as ruas Francisco Scarpa e Padre Luiz, no Centro de Sorocaba.

Os seus principais clientes eram pessoas moradores de outras cidades, sítios e chácaras e usavam charretes. O largo contava com um grande bebedouro para cavalos. Já entre os anos 50 e 90, o entorno do Mercado era conhecido pelos pontos de embarque e desembarque dos passageiros de ônibus.

De acordo com o inventário dos bens tombados de Sorocaba, levantamento feito pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o prédio foi projetado pelos arquitetos Affonso Lervolino e Zenon Lotufo em estilo Art Déco.

De 2000 a 2002, o edifício passou por reforma e em 2003 o entorno foi revitalizado. O espaço tem grau de preservação 2, de acordo com seu tombamento, que prevê preservação parcial, apenas do exterior do edifício, compreendendo sua fachada.

Em 1964 o prédio foi nomeado, pela Câmara de Sorocaba, como Alcino de Oliveira Rosa em homenagem ao prefeito responsável por sua construção. O Mercado Municipal é um centro de convivência e de cultura gastronômico e um patrimônio que está no coração dos sorocabanos.

#TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

[gallery columns="1" size="medium" ids="177890,177891,177892,177893,177894,177895,177896"]

Galeria

Confira a galeria de fotos