Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: Lar Escola Monteiro Lobato

22 de Maio de 2019 às 23:15
Manuel Garcia [email protected]

#TBT Inauguração das novas instalações em 1991. Em destaque Tiberany Ferraz dos Santos, então presidente da Loja Maçônica Perseverança III, Antonio Carlos Pannunzio, prefeito, e Carlos Alberto Ribeiro, presidente do Lar Escola Monteiro Lobato. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

O Lar Escola Monteiro Lobato foi criado em 19 de maio de 1946, com o nome de Abrigo e Pensionato de Menores de Sorocaba. Tinha como objetivo abrigar menores desamparados de nossa cidade. Sua primeira sede foi um prédio situado à rua Sete de Setembro, 334 (atual sede da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais).

[irp posts="54745" ]

 

No ano seguinte, o Abrigo recebeu da Secretaria de Justiça e Negócios Jurídicos do Interior uma área da antiga Estação Experimental de Citricultura, com todas as suas instalações e benfeitorias, localizada no Jardim Itanguá, próximo à Rodovia Raposo Tavares, atual sede da entidade. O local teria a finalidade de abrigar um serviço de recolhimento, assistência e educação de menores abandonados ou infratores, até a idade de 18 anos.

Esse novo projeto recebia somente menores do sexo masculino, sendo que o atendimento para as meninas permaneceu na rua Sete de Setembro até 1950, quando foi fechado, devido ao pequeno número de internas.

Em 1953 houve a alteração do nome da instituição, pois uma lei estadual proibiu que as entidades que recebiam subvenção do Estado tivessem em seus nomes as palavras asilo, abrigo ou orfanato. Por isso foi decidido pela denominação Lar Escola Monteiro Lobato de Sorocaba.

Dentro do espaço em que estava instalado o Lar Escola havia um Grupo Escolar Rural, que atendia os internos e a população que morava em seu entorno. Em 1990, após a instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente, os dirigentes do Lar Escola Monteiro Lobato passaram a discutir com representantes públicos uma mudança do regime de integral para semi-integral. Nascia assim o projeto Renovar, que foi implantado em 1991. Esse projeto visa assistência social, proporcionando a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos atividades multidisciplinares voltadas para o desenvolvimento da cidadania através da noção de valores morais e da criatividade individual, além de espaços apropriados e com infraestrutura adequada para o convívio grupal, comunitário e social.

Em 1999, o Lar Escola Monteiro Lobato inaugurou seu salão de eventos, considerado pelos organizadores de eventos e pelo público em geral com um dos melhores da região. O salão conta com 1.360 metros de área e uma estrutura completa com cozinha industrial, medindo 270 m², camarins, estacionamento para até 500 carros. Com a renda de locação do espaço e por meio de parceiras com a iniciativa pública e privada, o Lar escola Monteiro Lobato atende hoje cerca de 160 crianças e adolescentes -- e está no coração e na memória de milhares de outras que já passaram pela sólida instituição.

[gallery columns="2" size="medium" ids="122101,122102,122103,122104,122105,122106,122107,122108,122109,122110"]

Galeria

Confira a galeria de fotos