Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS)

25 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT: Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) Em 1953, jovens na praça central, todos engravatados. Crédito da foto: Arquivo IHGGS - Casa Aluísio de Almeida

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), além de suas inúmeras atividades culturais, atua também para a preservação e divulgação da história de nossa região. O IHGGS funciona na Casa de Aluísio de Almeida um patrimônio histórico que foi construído na década de 1930 pelo coronel Aníbal Castanho de Almeida, pai do sacerdote Luiz Castanho de Almeida, conhecido pelo pseudônimo de escritor ‘‘Aluísio de Almeida’’. Este dedicou sua vida a escrever sobre a história de nossa terra e nossa gente.

No interior da Casa de Aluísio de Almeida funcionam dois importantes museus que, apesar de ainda não estarem disponíveis ao público, têm um acervo considerável: o Museu da Imagem e do Som e o Museu Sorocabano de História Militar. No Museu da Imagem e do Som, por exemplo, há fotografias de Sorocaba feitas por Rogich Vieira, retratando uma cidade de Sorocaba bem diferente dos dias atuais. O #TBT de hoje estampa algumas imagens deste precioso acervo.

São imagens de um evento no coração de Sorocaba no ano de 1953. Nas fotos podemos observar várias pessoas em algo que aparenta ser um desfile de 7 de Setembro ou de aniversário da cidade. Estas imagens foram recuperadas graças a uma parceria do IHGGS com os reeducandos da Penitenciária I “Dr. Danilo Pinheiro”. Dois detentos fizeram a digitalização e a recuperação do acervo fotográfico das décadas de 1940 e 1980 e o resultado foi mais de 4 mil registros fotográficos recuperados em menos de um ano.

O Instituto Histórico convida a todos que se interessarem em conhecer o acervo e que podem ajudar na identificação das pessoas e dos locais das fotografias, a entrarem em contato com a instituição. O IHGGS fica na Rua Dr. Ruy Barbosa, 84 - Vila Hortência; o telefone de contato é o (15) 3231-1669 e o e-mail [email protected].

Throwback Thursday ou #TBT é uma gíria popular que, traduzida, significa Quinta-Feira do Retorno ou Quinta-Feira da Nostalgia. Costuma ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários de redes sociais publicam às quintas-feiras.

[gallery columns="1" size="medium" ids="322618,322620,322621,322622,322623,322624,322625,322626"]

Galeria

Confira a galeria de fotos