Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: Indústrias têxteis

19 de Setembro de 2019 às 01:15
Manuel Garcia [email protected]

#TBT: Indústrias Têxteis Funcionários da Linhanyl, em 1979. Crédito da foto: Projeto Memória / Jornal Cruzeiro do Sul

Sorocaba foi o polo têxtil mais importante do interior do Estado. As indústrias têxteis são um marco temporal e físico da transformação da economia de Sorocaba, baseada até então em feiras de muares e comércio tropeiro, para a relação mais avançada do capitalismo industrial.

Ao contrário da capital, Vale do Paraíba e da região de Campinas, a industrialização de Sorocaba veio da acumulação do capital oriundo da exportação de algodão -- e não do café. As fabricas têxtis foram de suma importância para o desenvolvimento social e, principalmente, econômico do município, além de sua ligação com a Estrada de Ferro Sorocabana.

Nossa cidade é grande e próspera graças ao empenho e trabalho de muitos que, no passado, aqui fizeram historia e contribuíram para nosso desenvolvimento. Você tem alguma historia com a industria têxtil? Tem fotos dessa época gloriosa de Sorocaba? Que tal contar sua história aqui no TBT? Mande ela para a gente pelo e-mail [email protected].

#TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

[gallery columns="1" size="medium" ids="166631,166632,166633,166634,166635,166636"]

Galeria

Confira a galeria de fotos