Presença

#TBT: Hospital São Severino

Construído em 1943, o prédio contava com 80 leitos e servia aos operários e familiares da fábrica Santa Rosália
#TBT: Hospital São Severino
Hospital em 1976. Crédito da foto: Projeto memória Jornal Cruzeiro do Sul

Construído em 1943, o prédio que inicialmente abrigou o Hospital São Severino (nome em alusão Severino Pereira da Silva) contava com 80 leitos e servia aos operários e familiares da antiga fábrica de tecelagem Santa Rosália.

Construção em estilo neocolonial, de alvenaria de tijolos autoportantes, o prédio é formado por quatro alas, um pátio interno e alguns edifícios separados como a capela e o necrotério. Era um hospital particular, mas atendia gratuitamente os funcionários da fábrica e seus dependentes.

Na década de 1980, teve suas portas fechadas. Em 1995, a Prefeitura, na gestão do então secretário da Saúde Edward Maluf e do prefeito Paulo Mendes, comprou o hospital e municipalizou os serviços médicos.

A atualmente, no local funciona a Policlínica Municipal Dr. Edward Maluf, que teve sua inauguração em 1999.

Leia mais  Presença: Primeiro Hospital de Cuidados Paliativos da região

#TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

Comentários

CLASSICRUZEIRO