Presença

#TBT: Gabinete de leitura Sorocabano

#TBT: Gabinete de leitura Sorocabano
Antiga fachada do Gabinete de Leitura Sorocabano, em 1883. Crédito da foto: Projeto Memória jornal Cruzeiro do Sul

Em 1866, sob a liderança de Luiz Matheus Maylasky, Jeremias Wenderick e Francisco Berendt, em encontro realizado na residência do Sr. Wenderick, reuniram-se associados em número necessário e então era fundado o Gabinete de Leitura Sorocabano, para oferecer entretenimento e incentivar a sociabilidade.

Maylasky se empenhou para que os fundadores, de origem alemã, se somassem aos brasileiros, para que não houvesse distinção de nacionalidade e número de associados. Foram propostos 12 brasileiros, aprovados pelo sócios presentes. Em 13 de janeiro de 1867, a associação se tornava realidade.

Em 1875, com a inauguração, por Luiz Matheus Maylasky, da Estrada de Ferro Sorocabana, começou para Sorocaba uma nova era de progresso e o Gabinete de Leitura Sorocabano sentiu-se influenciado por essa prosperidade. Em consequência, palestras eram realizadas e o seu quadro de associados aumentou significativamente.

Leia mais  Entrevista: Marco Padim, a arte dos sabores

Em 1883 foi adquirido o prédio na esquina da praça Coronel Fernando Prestes com rua São Bento. O Gabinete criou ali um espaço no qual floresceram, nos anos seguintes, diferentes grupos, clubes e associações voltados para o debate de atualidades culturais e científicas, abrindo o pensamento local.

Em 1959 foi inaugurada sua nova sede, o Edifício Luiz Matheus Maylasky, majestoso prédio com mobiliário adequado às suas finalidades. No seu interior chamava a atenção o luxuoso salão de conferência, além de amplas e confortáveis salas para leitura. Hoje, o precioso acervo do Gabinete de Leitura Sorocabano conta com mais de 50 mil volumes diversos, sendo que os mais antigos datam do século 18, edições alemãs, francesas e portuguesas de 1789, 1797 e 1798.

Há uma Bíblia escrita em grego, datada de 1865 e doada pelo professor Júlio Ribeiro em 1872; uma coleção completa da revista Manchete, do jornal O Pasquim, diversos exemplares antigos de jornais, como a Folha de São Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Agora, Ypanema, O Araçoiaba, O Defensor, Folha Popular, Jornal de Segunda-Feira, Diário de Sorocaba e do Cruzeiro do Sul, cujo primeiro exemplar, de 12 de junho de 1903, está arquivado no local.

Throwback Thursday ou #TBT é uma gíria popular que, traduzida, significa Quinta-feira do Retorno ou nostalgia. Costuma-se ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários publicam às quintas-feiras nas redes sociais.

Comentários