Presença

#TBT: Fórum Velho

#TBT: Fórum Velho
Fachada, em 1993. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

O #tbt de hoje vai contar um pouco da história do prédio que abrigou a primeira sede da Justiça em Sorocaba, o Fórum da praça Frei Baraúna, também conhecido como “Fórum Velho”. Antes, a sede da Justiça em nossa cidade ficava localizada no prédio da Câmara e Cadeia (onde é hoje o Correio da rua São Bento), depois ao lado do Mosteiro de São Bento, porém em 1937 teve início a construção de um majestoso prédio com características da arquitetura modernista, aliadas a um forte apelo clássico, onde se destacam as quatro colunas romanas, a escadaria de acesso e a palavra ‘‘FORVM’’ grafada em latim.

O prédio foi inaugurado em 1946 e serviu como sede do Poder Judiciário de Sorocaba até 1973, quando se mudou para um novo prédio, no bairro do Mangal. Logo após o edifício ser esvaziado pelo poder judiciário ele se transformou em sede da Delegacia Regional de Cultura. No local funcionou o museu do folclore, teatro, salas de exposições e de aulas e também foi sede da orquestra sinfônica de Sorocaba. Em 1990 ele começou a passar por adaptações para se tornar a Oficina Cultural Regional Grande Otelo, que foi inaugurada em 1994. Neste meio tempo o prédio abrigou de forma provisória a sede da Biblioteca Municipal Infantil. A Grande Otelo, teve grande papel na difusão da cultura na cidade e região, ali se realizavam atividades em diferentes áreas culturais, como cinema, vídeo, rádio, literatura e artes plásticas. Muitas pessoas do mundo das artes que se destacam hoje no cenário cultural tiveram sua primeira oportunidade no local. Em abril de 2014 o prédio fechou com a promessa de ser reformado, algo que até hoje não aconteceu.

O imóvel possui área total de 1.300 metros quadrados e em 2012 foi tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP), após um processo que demorou 15 anos. A praça Frei Baraúna, onde está localizado o edifício, foi construída em 1889. Já abrigou o “Jardim dos Bichos”, que foi o primeiro jardim público da cidade com plantas e animais e também a famosa Feira da Barganha. Nela está localizado o Obelisco em homenagem aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira que lutaram na Segunda Guerra Mundial na Itália.

Comentários