Presença

#TBT: Festa Junina de Votorantim

#TBT: Festa Junina de Votorantim
A festa, até hoje, mantém a tradição da quadrilha. Crédito da foto: Folha de Votorantim / Divulgação

A Festa Junina de Votorantim é considerada a maior do Estado de São Paulo e começou a ser realizada em 1915, por iniciativa da comunidade da igreja católica, em homenagem ao santo padroeiro da cidade, São João Batista, cujo dia é comemorado em 24 de junho, além de Santo Antônio, no dia 13, e o dia de São Pedro, 29.

No começo, a festa era realizada no bairro Vila Dominguinhos, em frente a uma fábrica de tecidos. Na década de 1970, quando a celebração deixou de ser organizada pela igreja e foi entregue ao poder público, com a criação da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), passou a ser realizada na Praça José Ermírio de Moraes, no mesmo bairro. Depois, chegou ao local atual, a praça de eventos Lecy de Campos, cartão postal da cidade, que até o começo dos anos de 1990 era um terreno de chão batido.

Leia mais  Presença: Posse do Conselho Diretor do Rotary Club Novos Tempos

No início a festa tinha barracas vendendo comidas típicas e brincadeiras como o pau de sebo — na qual é necessário escalar um mastro ensebado para pegar o prêmio no topo — e o correio elegante — que era a troca de recados escritos no papel pelos integrantes da festa.

Nos últimos anos, a festa se transformou, trazendo sempre um parque de diversões com brinquedos modernos, além de shows com artistas de sucesso no cenário nacional. Se tudo correr bem, a festa este ano será iniciada em 13 de novembro e encerrada em 8 de dezembro, quando é celebrado o aniversário da cidade.

As fotos que estampamos hoje fazem parte do acervo do jornal Folha de Votorantim e foram tiradas entre os anos de 1989 e 1992.

TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

Comentários