Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: Festa Junina de Sorocaba

05 de Junho de 2019 às 23:00
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT Festa Junina de Sorocaba em 1988, na praça do CIC. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

Barraquinhas de comidas típicas e quentão, forró e música sertaneja, além de um clima descontraído, com ares de vida rural. Essas são tradições das festas juninas, tão arraigadas na cultura brasileira.

[irp posts="113917" ]

 

A origem das festas juninas é pagã. Ainda antes da Idade Média, as celebrações anunciavam o solstício de verão e de inverno e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade. A igreja acabou aderindo às festas atribuindo-lhes um caráter religioso, uma vez que não conseguia acabar com a sua popularidade. Em Portugal, em virtude da coincidência de datas, passou-se a comemorar o São João, chamando-lhe de festas joaninas. No país lusitano, a Festa de São João na cidade do Porto é muito famosa e atrai milhares de pessoas que todos os anos saem às ruas.

No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas -- e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil.

A Festa Junina de Sorocaba foi criada há 40 anos e já foi realizada em diversos endereços, entre eles a Fapis, na avenida Afonso Vergueiro, e no terreno da atual Praça da Amizade, na frente do estádio Walter Ribeiro, o CIC, em Santa Rosália. Nos últimos anos a festa vem sendo realizada no Parque das Águas.

Quem não se lembra das brincadeiras como pau de sebo, correio elegante e a famosa barraca do beijo, sem contar os casamentos caipiras, as quadrilhas e, claro, das barracas típicas mantidas pelas entidades de nossa cidade.

A Festa Junina de Sorocaba foi construída nestes 40 anos com muita dedicação das entidades beneficentes. Este ano, a festa começa no próximo dia 27 e vai até 21 de julho com o tema “Arraiá da família”. A festança promete agitar o calendário junino da cidade e ainda ajudar a 33 entidades assistenciais.

[gallery columns="1" size="medium" ids="127647,127648,127649,127650,127651,127652,127653"]

Galeria

Confira a galeria de fotos