Presença

#TBT: Feiras de Sorocaba

#TBT: Feiras de Sorocaba
Consumidores em feira de no ano de 1988. Crédito da foto: Projeto Memória jornal Cruzeiro do Sul

Frutas, legumes, verduras, utensílios de cozinha, peças de roupa, e os clássicos pastéis; esses são os itens que são encontrados hoje em dia nas feiras de nossa cidade. Antes mesmo do nascer do sol os trabalhadores da feira livre já estão montando suas barracas esperando os fregueses. Em Sorocaba existe mais de 40 feiras, sem contar as que são realizadas dentro dos condomínios. A cidade ficou famosa no Brasil todo do final do século 18 até o final do século 19 graças à Feira de Muares, eventos que eram realizados entre os meses de abril a junho, além de compradores, ricas famílias da capital e das cidades vizinhas vinham a procura de produtos e de divertimento em Sorocaba.

Existe em nossa cidade, desde 1978, a chamada “Feira da Barganha” que é realizada em uma área no Horto Florestal, na zona norte, atraindo cerca de 10 mil pessoas a cada domingo.
As feiras estão no coração das sorocabanos, uma tradição que há séculos passa de pai para filho e se mantém firme até os dias de hoje. Muita coisa mudou, as feiras se reinventaram, mudaram o mix de produtos, estão nas redes sociais, mas o que não mudou mesmo é a tradição de uma boa e feira. Estampamos hoje fotos de algumas feiras de nossa cidade infelizmente os locais que as fotos foram tiradas não estão identificados em nosso arquivo.

Comentários