Presença

#TBT: Evento esportivo de ciclismo movimentou a cidade

O projeto memória nasceu no ano de 1972, para auxiliar a pesquisa dos profissionais da redação

O arquivo do jornal Cruzeiro do Sul é surpreendente! Dentro de várias caixas que contêm um precioso acervo com mais de 500 mil itens, um deles me chamou a atenção: foi uma pasta contendo fotos de um evento esportivo na cidade Sorocaba.

Esta pasta guarda várias fotos de pessoas andando de bicicleta e moto e até pessoas correndo. Infelizmente, esta pasta está sem data, mas é um belo registro da Sorocaba de ontem.

O projeto memória nasceu no ano de 1972, para auxiliar a pesquisa dos profissionais da redação. O Cruzeiro do Sul começou a arquivar suas reportagens e fotos em pastas divididas por assuntos e nomes de pessoas.

Desde então, milhares de recortes de jornais e fotos foram guardados e, até hoje, continuam sendo úteis a pesquisadores e, eventualmente, à própria redação.

Além dos recortes, até 1999, o acervo do Cruzeiro do Sul baseava-se em encadernações mensais dos exemplares. A partir de maio daquele ano, o jornal começou a arquivar as novas edições em formato digital e a digitalizar as antigas.

Leia mais  Há 68 anos no Mercado Municipal

Parte dos exemplares recuperados, que não constava na coleção do jornal, foi obtida por meio de uma parceria com o Gabinete de Leitura Sorocabano, detentor do maior acervo histórico de Sorocaba.

#TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

 

Comentários