Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: Escola Estadual Visconde de Porto Seguro

18 de Março de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT: Escola Estadual Visconde de Porto Seguro Alunos em frente da escola, em 1989. Crédito da foto: Projeto Memória jornal Cruzeiro do Sul

O #TBT de hoje viaja um pouco nas lembranças de quem estudou na Escola Estadual Visconde de Porto Seguro que está localizada em um belíssimo prédio na rua Souza Pereira, 188, bem no Centro de Sorocaba. O Visconde é o segundo Grupo Escolar de Sorocaba, ele foi instalado em 21 de março de 1914, no mesmo prédio onde funcionava o “Antônio Padilha” (que mudou-se para a rua Cesário Motta), na rua das Flores, hoje rua Monsenhor. João Soares do Amaral. Em 1950 enquanto se construía o prédio atual, a escola funcionou na Praça Cel. Fernando Prestes.

Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, nasceu na Real Fábrica de Ferro de Ipanema, em 1816. É considerado um dos primeiros historiadores brasileiros, e sua obra “História Geral do Brasil” foi a base para a historiografia brasileira e a fonte principal para publicações posteriores. Pela importância de seu trabalho, tornou-se o patrono da cadeira nº 39 na Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Oliveira Lima. Sua obra clássica deixou um legado importante para a cultura e a história brasileiras. Foi o primeiro a elaborar uma história do Brasil com base em fontes primárias e em ordem cronológica. Faleceu em 29 de junho de 1878 em Viena, aos 62 anos, sendo sepultado em Santiago do Chile. Em 1978, a ossada deste sorocabano, foi transferida de Santiago, no Chile, para Sorocaba, graças a iniciativa da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), onde permaneceu sepultado em um monumento localizado na praça Edmundo Valle, na confluência da avenida General Osório com a rua Mascarenhas Camelo. Desde 2016 os seus restos mortais estão depositados em um monumento ao em frente à igreja de Sant’Ana, no Largo de São Bento.

Throwback Thursday ou #TBT é uma expressão popular que, traduzida, significa Quinta-Feira do Retorno ou Quinta-Feira da Nostalgia. Costuma ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários de redes sociais publicam às quintas-feiras.

[gallery columns="1" size="medium" ids="327464,327465,327466,327467,327468,327469,327470,327471"]

Galeria

Confira a galeria de fotos