Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT do leitor

11 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT do leitor Interior da fábrica em 1986. Crédito da foto: Projeto Memória jornal Cruzeiro do Sul

O leitor e colunista do Cruzeiro do Sul Vanderlei Testa escreve hoje o #TBT sobre a Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida, que foi tema de matéria em nosso jornal no ultimo domingo (7). O passado da siderurgia em Sorocaba continua presente na memória da cidade. A fábrica de enxadas e ferramentas agrícolas da rua 15 de Novembro e, posteriormente, na rua Padre Madureira, desde a década de 50 está perpetuada na história de milhares de famílias. O sonho do português Luiz Pinto Thomaz produziu um despertar de imagens no TBT nesta semana.

As fotos que ilustram este #TBT têm as emoções de muitos corações de colaboradores com a têmpera do aço da Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida. A grande área desabitada de 25 mil metros quadrados às margens do rio Sorocaba poderá, em futuro breve, ganhar novas cores. É mais um sonho dos sorocabanos, ex-empregados, filhos e netos dos metalúrgicos que cresceram nesse chão fértil cultivado pela “Enxada que Plantou uma Siderúrgica”. Esse foi o título do livro histórico escrito em 1986, pelos jornalistas Vanderlei Testa e Sérgio Coelho de Oliveira, cuja capa ilustra esta página.

Como editor durante 15 anos do jornal “Lingotinho” da Siderúrgica Aparecida, Vanderlei Testa percorreu cada metro da empresa criando as histórias do jornal que era impresso nas rotativas do Cruzeiro do Sul. Ele conviveu com Luiz Pinto Thomaz e seu filho Luiz Alberto Pinto Thomaz em cada visita semanal que faziam às dependências da empresa. Eram mais de dois mil empregados produzindo do ferro velho derretido nos fornos da Aciaria, os aços especiais que seriam usados na fabricação de automóveis e máquinas industriais.

Hoje a história da Siderúrgica está perpetuada com o busto do fundador na Escola Leonor Pinto Thomaz. Foi lá que tudo começou, com as primeiras enxadas produzidas em 1937. Agora o sonho do Vanderlei Testa é ver a área atual sendo planejada em projeto audacioso dos arquitetos sorocabanos para a construção de um moderno parque cultural, esportivo e de lazer, nos moldes do Parque do Ibirapuera ou do Parque Vila-Lobos, de São Paulo, com o nome de Luiz Pinto Thomaz.

E com a sugestão de ter um Planetário e um Museu da Siderurgia em formato de um prédio que lembre uma enxada.

Throwback Thursday ou #TBT é uma gíria popular que, traduzida, significa Quinta-Feira do Retorno ou Quinta-Feira da Nostalgia. Costuma ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários de redes sociais publicam às quintas-feiras.

[gallery columns="1" size="medium" ids="319406,319407,319408,319409,319410,319411,319412,319413,319414,319415,319416"]

Galeria

Confira a galeria de fotos