Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: Catedral Metropolitana de Sorocaba

25 de Setembro de 2019 às 02:15
Manuel Garcia [email protected]

#TBT: Catedral Metropolitana de Sorocaba Nave central em 1982. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte é sede da Arquidiocese de Sorocaba, tendo atualmente como pároco o Padre Tadeu Rocha Moraes.

Construída há mais de 200 anos, marco histórico de Sorocaba, a igreja abriga a imagem de Nossa Senhora da Ponte, que data de 1771 e atualmente encontra-se no altar principal em estilo barroco. Hoje reformada e consagrada como Catedral, destaca-se pelas quatro imagens dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João, que guardam a sua fachada.

Padroeira da cidade e da Arquidiocese de Sorocaba, Nossa Senhora da Ponte é invocação única no Brasil. Mas este não foi o primeiro templo católico da cidade de Sorocaba. Já existiam outros quando houve sua construção: a capela de Santo Antônio, que ficava no Largo homônimo, junto ao Mercado Municipal -- e foi demolida; igreja de Sant’Ana, junto ao Mosteiro de São Bento, e também no bairro do Itavuvu.

Dom Manuel da Ressurreição (Bispo da Diocese de São Paulo) autorizou a transferência da Matriz para a nova construção em 1782. O prédio passou por muitas intervenções para conservação e adaptações a novos tempos e realidades. Entre elas destaque-se a que aconteceu a partir de 1918 quando a Matriz (sede da paróquia) foi transferida para a Capela de Santo Antônio e o prédio foi então preparado para ser Catedral, o que aconteceu a partir de 1º de janeiro de 1925. Outras intervenções por iguais motivos aconteceram a partir de 1930, a partir da cúpula, que começou a ser decorada com pinturas utilizando a técnica de estêncil, de autoria de Ernesto Tomazzini, que se estendeu por toda a igreja.

No final dos anos 40, Monsenhor Francisco Antônio Cangro contratou os trabalhos do pintor Bruno de Giustti, que pintou sobre os trabalhos de Ernesto Tomazzini. Monsenhor Antônio Simon Sola inaugurou sua nova fachada em 15 de agosto de 1961, além de ter realizado importante trabalho de conservação das obras de arte e implantado novo teto na nave, descaracterizando seu estilo basilical. Com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II a Catedral recebeu adaptações sob os cuidados e orientações dos zelosos párocos Monsenhor Antonio Maria Mucciolo, Monsenhor José Carlos Castanho de Almeida e Monsenhor Mauro Vallini. A última e radical alteração foi no início deste século, sob a orientação do atual pároco e com total aprovação do órgãos e autoridades eclesiásticos e civis.

#TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

[gallery columns="1" size="medium" ids="169442,169443,169444,169445,169446"]

Galeria

Confira a galeria de fotos