Presença

#TBT: Casa das Mães

O que começou como um posto de puericultura tornou-se a creche mais antiga de Sorocaba
#TBT: Casa das Mães
Pais na fila para conseguir vaga em 1989. Crédito da foto: Projeto Memória / Jornal Cruzeiro do Sul

Em 30 de setembro de 1944 foi lançada na praça Nove de Julho a pedra fundamental da Casa das Mães e das Crianças. A solenidade foi conduzida por Fernando Vieira de Melo e contou com a presença do prefeito, José Fernal, e a benção do padre Francisco Lyrio de Almeida.

O que começou como um posto de puericultura na década de 1940, prestando atendimento para gestantes, mães e crianças, com serviços médico e social, tornou-se a creche mais antiga de Sorocaba, com 75 anos de fundação. Iza Stilitano Inglez de Souza, que faleceu em 2016, aos 97 anos, foi a primeira presidente da entidade. Em 1934, ela foi eleita miss Sorocaba e foi casada com Mário Schimidt Inglez de Souza, primeiro presidente do Ipanema Clube.

Ao longo dos 75 anos de história, muitas crianças passaram pela entidade. É comum ver filhos de ex-alunos estudando ali devido a uma relação de amor, carinho e respeito com a entidade, que é sinônimo de excelência em educação infantil.

Leia mais  São Bento entra em campo com a complicada missão de recuperar pontos

Até hoje, a entidade contou com 13 pessoas na presidência, das quais apenas um homem, o médico Leon Hirsoh. A creche atende hoje 100 crianças em seu prédio, por meio de um convênio com a Prefeitura. Desde julho, a unidade assumiu o Centro de Educação Infantil (CEI-121), localizado na Vila Barão, e passou a atender mais 120 crianças, de seis meses a três anos, em período integral, por meio da gestão compartilhada com a Prefeitura.

Comentários