Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT - Campolim e sua avenida principal transformados

08 de Maio de 2019 às 23:49
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT A tranquilidade da avenida Antônio Carlos Comitre em 1988. Crédito da foto: Projeto Memória / Jornal Cruzeiro do Sul

O Parque Campolim é um bairro nobre localizado na zona sul da cidade de Sorocaba. Considerado o centro financeiro de Sorocaba, com aproximadamente 20 mil habitantes, é conhecido por ser um dos bairros mais valorizados do interior do Brasil. Localiza-se no Campolim o Iguatemi Esplanada, o maior shopping center da região. O bairro também conta com academias, clínicas médicas e odontológicas, pista de caminhada, farmácias, bancas de jornais e revistas, restaurantes, padarias, escolas particulares, redes de fast-food, além de quatro hipermercados.

Antes da formação do bairro, havia no local uma fazenda de propriedade de Achilles Campolim, popularmente conhecido por Quiló, adquirida por ele no ano de 1917. A área foi usada para a criação de gado leiteiro e ali se praticava o cultivo de gêneros agrícolas para o sustento de sua família. Na década de 1950, com a morte do patriarca, seu filho, João Campolim, assumiu os negócios da família, o que fez até meados da década de 1970. Nesse período, após vários contatos entre membros da família Campolim e os proprietários da Construtora e Empreendedora Júlio & Júlio, resolveu-se, então, que o local seria loteado.

A primeira fase do novo bairro ficou pronta só em 1981, ano de início da comercialização dos lotes. A atual avenida Antônio Carlos Comitre, que hoje corresponde ao metro quadrado mais valorizado da cidade, na época era bem menos valorizada. A última fase do loteamento foi concluída em 1985, ainda com as vendas dos terrenos ocorrendo de maneira moderada. Foi em agosto de 1990, quando foi inaugurado na região sul do bairro o Hipermercado Carrefour, que começou a sua efetiva ocupação e valorização. Em 1991, era inaugurado o Esplanada Shopping (hoje Iguatemi Esplanada).

O tempo passou e o bairro cresceu. Hoje é referencia em gastronomia, entretenimento e imóveis de alto valor de comercialização. A pista de caminhada do Campolim, oficialmente Parque Municipal Carlos Alberto de Souza, foi projetada numa área de bacia de contenção e é um dos belos cartões-postais da nossa cidade.

[gallery columns="1" size="medium" ids="116771,116772,116773,116774,116775"]

Galeria

Confira a galeria de fotos