Presença

#TBT: Avenida Ipanema

Esse importante corredor de circulação liga nossa cidade até o município de Iperó, à Fazenda Ipanema e à Aramar
#TBT: avenida Ipanema
Em 1978 a avenida Ipanema tinha grande parte de sua extensão de terra. Crédito da foto: Projeto memória Jornal Cruzeiro do Sul

A avenida Ipanema, em Sorocaba, tem pouco mais de sete quilômetros de extensão e corta a zona norte de Sorocaba. Esse importante corredor de circulação liga nossa cidade até o município de Iperó, a Fazenda Ipanema e ao Centro Experimental de Aramar.

A avenida tem esse nome graças ao Morro de Ipanema, conhecido pelos índios como “esconderijo do sol”. Já palavra Ipanema significa “águas ruins” em tupi-guarani.

A via está localizada o lado do nosso aeroporto e em seu final fica a famosa Cruz de Ferro, que foi um dos primeiros metais fundidos na Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, em 1818. Aliás, da fábrica saíram muitos dos artigos necessários ao Brasil do século 19, de panelas de ferro a maquinário para engenhos de açúcar e café, gradis, escadas, luminárias etc. Seus artigos eram premiados em feiras nacionais e internacionais da época, fazendo da então estrada do Ipanema uma importante ligação da cidade de Sorocaba com a primeira siderurgia nacional.

Leia mais  Livros são alternativa para diversão e relaxamento

Além dos índios, Afonso Sardinha, que descobriu minério de ferro no Morro de Araçoiaba, no século 16, já caminhava pela região. Nas décadas de 1940, 1950 e 1960, a avenida Ipanema começou a ganhar casas, comércios e indústrias. A modesta rua de terra foi ganhando formato até que as primeiras melhorias vieram nos anos de 1970.

Na década de 1990 teve início um processo de duplicação da avenida, que desde os anos 2000 vem atraindo um número cada vez maior de comércios e empreendimentos imobiliários, fazendo dela uma das mais importantes vias de nossa Sorocaba.

TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

Comentários