Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: Arthur Cyrillo Freire

24 de Outubro de 2019 às 03:15
Manuel Garcia [email protected]

#TBT: Arthur Cyrillo Freire O advogado, jornalista e educador Arthur Cyrillo Freire. Crédito da foto: Divulgação / OSE

O ilustre educador Arthur Cyrillo Freire nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1878, e se formou em Direito na faculdade de sua cidade natal. Chegou ao Estado de São Paulo, fixando-se inicialmente na cidade de Santos. Ali, foi advogado da Cia. Antártica Paulista, chegando a ganhar vários prêmios. Também em Santos, foi proprietário do jornal A Gazeta do Povo, por meio do qual se revelou vibrante jornalista. Participou de centenas de campanhas populares visando a melhoria das condições de trabalho principalmente dos operários das docas de Santos.

[irp posts="175078" ]

 

Em 1936, em Santos, conheceu Tercila Bosqueti Fonseca, que havia ficado viúva do Sr. Raul Fonseca. O casal transferiu residência, naquele mesmo ano, para Sorocaba. Com o casal também vieram os meninos Arthur e Nelson, filhos do primeiro casamento de dona Tercila. Logo que a família chegou aqui, o Dr. Cyrillo tratou de acomodar-se comercialmente e profissionalmente. Ainda em 1936, comprou uma sociedade, de uma escola de comércio, com 42 alunos localizada à rua Barão do Rio Branco.

De início, imprimiu maior entusiasmo à escola, fazendo crescer o número de alunos -- sendo, inclusive, necessário transferi-la para um prédio mais amplo. O novo endereço era um casarão que ficava na rua Dr. Álvaro Soares. Neste endereço, a escola do Dr. Arthur acabou recebendo vários alunos, chegando ao ponto de serem alugados vários imóveis ao lado para servirem de sala de aula.

Dr. Arthur Cyrillo tinha ao seu lado a esposa, dona Tercila, que o ajudava sendo secretária da escola, além de orientadora pedagógica e tesoureira. Seu filho mais velho, Arthur Fonseca, estudava em São Paulo e à noite dava aulas em Sorocaba. O outro filho, Nelson, o ajudava na parte administrativa. Em 1941, o Dr. Cyrillo adquiriu um sobrado existente na esquina das ruas Benedito Pires e da Penha, onde hoje é um edifício de apartamentos que leva o seu nome.

O sobrado era muito espaçoso, com várias salas, além de mais central do que o antigo endereço. Rapidamente foi providenciada a mudança para novo prédio, o que ocasionou um fato pitoresco na vida da Escola de Comércio de Sorocaba: os próprios alunos, que eram em torno de 200, fizeram mudança. Cada qual levou a sua própria carteira, além dos outros móveis escolares, promovendo, naquele dia, no trecho entre os dois endereços, um movimento curioso, numa demonstração pública de que a união faz a força -- além do extremo carinho pelo educador.

Na esquina da Benedito Pires com a Penha, a Escola Comércio funcionou até 1956, quando mudou novamente de prédio. Foi para o atual endereço na rua da Penha, 620, se transformando em uma grande casa de ensino, passando a ser denominada Organização Sorocabana de Ensino, OSE. Dr. Cyrillo foi Cidadão Sorocabano, por título concedido pela Câmara Municipal, e foi também membro-fundador do Rotary Clube Sorocaba. Faleceu em 1º de dezembro de 1952, tendo sido sepultado no cemitério da Saudade.

Por suas virtudes como educador foi denominada de Dr. Arthur Cyrillo Freire uma importante escola estadual localizado na Vila Jardini. Seu legado educacional continua vivo até hoje. A OSE acaba de completar 95 anos, tendo durante todo esse período formado diversos alunos e se transformado em uma referência em qualidade de ensino na cidade de Sorocaba.

[gallery columns="1" size="medium" ids="180876,180877,180878,180879"]

Galeria

Confira a galeria de fotos