Presença

TBT: A história do telefone em Sorocaba

Durante os anos 1950, para um sorocabano ter seu telefone fixo “automático” era preciso pagar Cr$ 22.500
TBT: A história do telefone em Sorocaba
Modelos de celular vendidos em 1995. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

O telefone foi criado pelo cientista norte-americano de origem escocesa Alexander Graham Bell. A invenção do telefone teria ocorrido de maneira acidental para aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, que possui conceitos estruturais muito semelhantes.

A primeira linha telefônica instalada no Brasil foi concretizada por ordem o imperador Dom Pedro II, em 1877. A linha interligava o Palácio da Quinta da Boa Vista às casas ministeriais. A empresa responsável pelo trabalho era a Western na Brazilian Telegraph.

Durante os anos 1950, para um sorocabano ter seu telefone fixo “automático” em casa ou em seu comércio, era preciso pagar Cr$ 22.500 à Companhia Rede Telefônica Sorocabana (Crts), que era pertencente ao Grupo Beldi (atual Splice), e foi uma das empresas regionais de telefonia encampadas pelo governo Geisel em 1976 e anexada à Telecomunicações de São Paulo S/A – Telesp.

Leia mais  Após duas horas, protesto termina e ônibus voltam a circular em Sorocaba

A Telesp foi a empresa operadora de telefonia do sistema Telebras no Estado de São Paulo, sucessora da Companhia Telefônica Brasileira (CTB), incorporando posteriormente a Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (Cotesp) e outras operadoras.

Permaneceu em atividade de maio de 1973 até o processo de privatização em julho de 1998, quando foi adquirida pela empresa espanhola Telefónica, formando a Telefônica Brasil, que em 2012 adotou a marca Vivo para suas operações de telefonia fixa e móvel.

Por falar em telefone móvel, os famosos celulares, tiveram a sua primeira rede no Brasil lançada pela Telerj, na cidade do Rio de Janeiro em 1990, seguido da cidade de Salvador. Já o Estado de São Paulo, foi considerado o último grande mercado mundial a ser atendido pela telefonia celular, onde o serviço foi iniciado pela Telesp, somente em agosto de 1993. Em 1998, a Telesp Celular lançou a primeira linha de celulares pré-pagos apelidados de “Baby”.

Comentários