Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: A história de um político

30 de Janeiro de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]

Em 1988, assinando a nova Constituição. Crédito foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

José Theodoro Mendes, ou como foi popularmente conhecido, Theodoro Mendes, foi um advogado, radialista, professor, bancário e político brasileiro.

Em 1975, foi eleito deputado federal pelo PMDB-SP, porém renunciou ao cargo em 1977 para assumir a prefeitura de Sorocaba, cargo que ocupou até maio de 1982.

Retornou à Câmara dos Deputados como congressista pelo PMDB em 1983, cargo que ocupou até fevereiro de 1987, quando assumiu como deputado federal da Constituinte de 1988.

Antes de iniciar a sua carreira política, Theodoro Mendes trabalhou como operário na indústria de curtimento de couro e também como bancário, quando era jovem. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Sorocaba, foi também licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga.

Se dedicou ao magistério e lecionou Língua Portuguesa na Escola Gaspar Ricardo Júnior, em São Paulo, além de ocupar as cadeiras de Ciência Política e Teoria Geral do Estado na Faculdade de Filosofia de Tatuí e as de Direito Penal e Constitucional na Faculdade de Direito da Fundação Karing Bazarian, em Itapetininga.

Foi Promotor Público em Lins, em 1982, e em São Roque. O político foi o responsável pela construção do atual Paço Municipal. O Palácio dos Tropeiros foi concebido pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e idealizado por Theodoro.

O ex-prefeito ainda foi responsável pela conclusão do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) e pelo prolongamento da avenida Dom Aguirre, a partir da ponte da Rua Padre Madureira.

Theodoro Mendes era filho de Ossis Salvestrini Mendes e José Mendes. Foi casado com Margarida Maria Quercetti Mendes, com quem teve dois filhos. Faleceu aos 78 anos, no dia 24 de janeiro de 2020, após sofrer um acidente automobilístico.

TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

Recebendo abraço de Armando Panunzzio durante sua posse na Prefeitura, em 1977. Crédito foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

 

Em 1996 durante debate com candidatos à Prefeitura de Sorocaba. Crédito foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

 

Ao lado de sua esposa Magali em 1986. Crédito foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

 

Theodoro, na época vereador, ao lado do editor-chefe do Jornal Cruzeiro do Sul, José Buzelli Filho, em 1973. Crédito foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

 

Em 1981 na inauguração do Palácio dos Tropeiros. Crédito foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

 

Em vista ao Jornal Cruzeiro do Sul em 1980, ao lado de Paulo Mendes e Laelso Rodrigues. Crédito foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

 

Ao lado de seu filho em 1985. Crédito foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

 

Em 1975 em uma foto rara sem bigode. Crédito foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

 

Theodoro Mendes chegando para tomar posse como prefeito ao lado de seu vice, Cláudio Grosso, em 1977. Crédito foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

 

Em 15 de fevereiro de 1982 entrega carta de renúncia de prefeito para ocupar o cargo de deputado estadual. Crédito foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

Galeria

Confira a galeria de fotos