Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT: A história da Sete de Setembro

04 de Março de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT: A história da Sete de Setembro O auto fluxo de veículos é uma das marcas da rua, foto de 1996. Crédito da foto: Projeto Memória jornal Cruzeiro do Sul

Referência da cidade no comércio de produtos que se destacam pela variedade, a rua Sete de Setembro é onde o consumidor encontra quase de tudo no segmento de parafusos, fogões, eletrônicos, etc. A via também é referência no comércio de veículos no seu trecho entre as ruas Miranda Azevedo e Arthur Gomes. Já no seu trecho final, na altura do número 700, onde funciona o Ipanema Clube, é referencia em entretenimento na cidade.

Segundo o historiador Aluísio de Almeida, a rua Sete de Setembro a via se chamava Rua das Tropas por ser, na época, caminho dos tropeiros, que aproveitavam as chácaras ali existentes para descansar e fazer suas refeições. No ano de 1824 a rua teve seu nome alterado para Sete de Setembro, dois anos após a proclamação da independência do Brasil por Dom Pedro I. Nos anos de 1950, a rua era formada por casas e alguns poucos comércios no ramo de cerealistas devido à sua proximidade com o Mercado Municipal. Na década seguinte a via começou a se consolidar com lojas de assistência técnica de rádios, TV, oficina mecânica e lojas de ferragens. A rua era também passagem de ônibus e caminhões que seguiam sentido ao Paraná, nos tempos em que não havia a rodovia Raposa Tavares.

Entre as lojas que deixam saudades podemos citar o Armazém dos Rosas, que vendia marcas famosas a bom preço; a loja Curtume São Pedro, especializada em artigos em couro; a Casa São José e a loja das Ferragens. As lojas de carros começaram a se instalar ali com a chegada, nos anos 60, da Agência da Ford dos irmãos Notari. O Ipanema Clube foi contraído no número 700 da rua no ano de 1961, em um grande terreno, com quadras de tênis, academia e parque aquático, o clube é responsável, até hoje, por grandes eventos na cidade com a sua tradicional feijoada de Carnaval, e o Baile do Queijo e Vinho.

Throwback Thursday ou #TBT é uma expressão popular que, traduzida, significa Quinta-Feira do Retorno ou Quinta-Feira da Nostalgia. Costuma ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários de redes sociais publicam às quintas-feiras.

[gallery columns="1" size="medium" ids="324255,324257,324258,324259,324260,324261,324262,324263,324264"]

Galeria

Confira a galeria de fotos