Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT

26 de Junho de 2019 às 21:32
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT Museu da escola Fernando Prestes, em 1987. Crédito da foto: Projeto Memória / Jornal Cruzeiro do Sul

Inaugurada em 9 de junho de 1929, com a denominação de Escola Profissional Secundária Mista de Sorocaba, a Etec Fernando Prestes comemora 90 anos de história. A escola teve como primeiros cursos implantados os de Artes Domésticas; Corte e Confecção; Bordado, flores e chapéus; Tornearia; Entalhe em madeira; Marcenaria; Fundição; Serralheria; e em regime de cooperação com a Estrada de Ferro Sorocabana, o curso Ferroviário.

Em 1931 passa a ser denominada Escola Profissional Mista Cel. Fernando Prestes. Ao longo dos anos muitas reformulações aconteceram em função das legislações e de mudanças de prédios. E em 1948 era feita a mudança para o amplo prédio e bem conhecido em nossos dias, à avenida Pereira Inácio, onde atualmente onde está localizada a Etec Rubens de Faria e Souza. No final da década de 1960, passa a funcionar como Ginásio Industrial Fernando Prestes, no antigo Seminário Diocesano, na avenida Eugênio Salerno. Novas mudanças aconteceriam, passando a partir de 1982, em novo prédio, o atual, à rua Natal, 340, Jardim Paulistano, quando a escola começou a ser administrada pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

No decorrer de sua “vida”, Fernando Prestes também ofereceu aos seus alunos cursos industriais e o técnico de 2º grau. A partir de 2006, é que o Centro Paula Souza alterou a sigla de todas as escolas técnicas para “Etec” e desde então a escola passou a se chamar Etec Fernando Prestes.

A Etec também mantém classes descentralizadas que funcionam em parceria com escolas da rede estadual. Oferece ainda, desde 1998, o ensino médio regular, independente do ensino técnico, para os alunos oriundo do ensino fundamental.

Atualmente 2.800 alunos estão matriculados na escola, que atende a uma gama de estudantes composta por adolescentes, jovens e adultos, egressos do ensino médio, cursando a segunda ou terceira série do mesmo, ou ainda, oriundos do terceiro grau que desejam sua reconversão profissional.

[gallery columns="1" size="medium" ids="135492,135493,135494,135495,135496"]

Galeria

Confira a galeria de fotos