Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença: #TBT

10 de Abril de 2019 às 23:19
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT Fachada do shopping em 1981. Crédito da foto: Arquivo JCS

O primeiro shopping na cidade e o terceiro no Brasil foi inaugurado em 19 de março de 1981. Esse centro comercial mudaria, a partir daquela época, o hábito dos sorocabanos e de muitos moradores da região, abrindo um portão para o progresso. Conforme dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o primeiro shopping inaugurado no País foi o Iguatemi, em São Paulo, em 1966. Depois foi o Shopping Ibirapuera, em 1976, também em São Paulo, e, cinco anos depois, nascia o terceiro centro de comprar no Brasil: o Sorocaba Shopping Center.

[irp posts="44415" ]

 

O imenso terreno que hoje abriga o Sorocaba Shopping tem aproximadamente 52 mil metros e durante muitos anos pertenceu ao industrial Francisco Scarpa, que pretendia construir casas populares para os operários da Fábrica de Tecidos Nossa Senhora do Carmo. Porém, as empresas da Organização Scarpa passaram a crescer de maneira rápida, fazendo o empresário usar seus recurso para outros investimentos.

O terreno da avenida Afonso Vergueiro chegou a ser cedido por diversas vezes para realização da Feira Agropecuária Industrial de Sorocaba -- Fapis. A “várzea” do Scarpa também era usada para realização de jogos de futebol de onde, inclusive, chegaram a sair alguns jogadores profissionais como o grande Marinho Peres, que jogou no Esporte Clube São Bento chegando também a jogar na seleção nacional. O terreno também foi cotado para ser a nova sede da Prefeitura. Porém, como o investimento seria muito alto, os governantes da época acabaram desistindo da ideia. Finalmente, após muitos anos, o terreno foi vendido ao comerciante Elias Antônio José.

Nascido em 15 de julho de 1932, Elias Antônio José é filho de Antônio José e Salima Salum José. Elias José é um entre 16 irmãos. Aos 6 anos, o empresário começou a trabalhar em uma loja de tecidos. Com o passar dos anos, foi engraxate e catador de ferro-velho, mas gostava mesmo era de vender tecidos. Com malas pesadas, ele viajou por toda região comercializando tecidos. Após longos anos economizando e enfrentando a estradas, ele instalou sua primeira loja de tecidos na avenida São Paulo, 330, passando a comercializar tecidos no atacado e varejo. Por meio de sua vontade sua coragem e trabalho, Elias conseguiu em pouco tempo montar mais quatro lojas e compras alguns imóveis comerciais na cidade.

O empresário pensou em montar um shopping, pois queria que as pessoas pudessem comprar tudo de que precisavam em um único espaço, sem a necessidade de ficar andando longas distâncias. Contratou assim uma equipe de arquitetos e engenheiros para realizar a obra do shopping. Muito trabalho foi realizado para deixar a “várzea” do Scarpa em condições de receber um empreendimento. Só na fase primaria da obra foram movimentados mais de 40 mil metros cúbicos de terra, 90 toneladas de aço para estrutura e centenas de caminhões de concreto.

Quando foi inaugurado o shopping, Elias pedia a amigos e parentes que deixassem os carros no estacionamento, para dar a ideia de que havia movimento, e era chamado “doido” por investir em um centro de compras que, segundo aqueles amigos, não seria um bom negócio. Ele apostou e o Sorocaba Shopping é um dos empreendimentos mais visitados e conhecidos da população.

Após 38 anos de sua inauguração, o terceiro shopping do Brasil possui mais de 120 lojas, um amplo estacionamento e está na memoria e no coração de muitos sorocabanos, que faziam fila para andar de escada rolante ou para brincar nos brinquedos do parque. Vida longa ao primeiro shopping da região.

[gallery columns="1" size="medium" ids="106043,106044,106045,106046,106047,106048,106049"]

Galeria

Confira a galeria de fotos