Buscar no Cruzeiro

Buscar

'Sorocoisas - Manual de Sorocaba para Principiantes'

16 de Agosto de 2018 às 11:24

O jornalista, publicitário e humorista Celso Marvadão Ribeiro lançou na última sexta-feira, na Associação Comercial de Sorocaba (Acso), seu terceiro livro: "Sorocoisas - Manual de Sorocaba para Principiantes". A obra, que tem coautoria da professora doutora Denise Lemos Gomes, coordenadora do Curso de Letras da Universidade de Sorocaba (Uniso), prefácio do professor Aldo Vannucchi e charges de Walter Martins, reúne 60 textos inéditos que procuram "traduzir as linguagens, as coisas típicas, os usos e costumes de Sorocaba, por meio da observação jornalística e folclórica, numa narrativa em tom humorístico", conforme o próprio autor.

Também com fotos marcantes, o livro apresenta Sorocaba como se fosse um guia de boas-vindas aos visitantes-leitores. Os admiradores do Marvadão, que sempre o acompanharam na coluna "Sapo N"água" e na página "Segundão do Marvadão", encontrarão também nessa obra as explicações para expressões típicas dos sorocabanos, como "ché", "filãozinho", "chovendinho", entre outras.

Natural de Rio das Antas (SC), Celso Ribeiro afirma que o livro é também uma declaração de amos bem-humorada para a cidade que o acolheu. A noite de autógrafos contou ainda com performance da contadora de história Monisa Maciel e presença dos músicos e intérpretes Jurema Nascimento e Nilton Leal.