Presença

Um talento da arte da escrita

Em 2019, Guga conheceu Symi Jackson, herdeira da renomada marca de pincéis britânica “Rosemary & Co”
Presença: Um talento da arte da escrita
Symi Jackson presenteou o artista com um workshop em Londres. Crédito da foto: Divulgação

Ele tem apenas 24 anos de idade, mas já tem seu trabalho em vários países da Europa. O artista plástico autodidata Guga Sanches é detentor de um talento que vem de Deus. Filho de uma cabeleireira e de um barbeiro, nasceu na cidade Angatuba, mas enquanto criança se mudou para Sorocaba.

Seu caderno de lições nos tempos de escola era forrado por desenhos. “Sempre gostei de desenhar em cada folha do meu caderno. Quando sai do ensino médio, prestei vestibular para Designer de Interiores e acabei fazendo o curso por um tempo, mas minha paixão sempre foi a arte”. Após desistir do curso, Guga resolveu estudar para ser barista e foi trabalhar em uma famosa cafeteria de Sorocaba. “Sempre gostei muito de café, tenho uma máquina em meu ateliê e quando preciso de inspiração sempre tomo uma xícara”.

Leia mais  #TBT: Zoológico Quinzinho de Barros

Na cafeteria o jovem, além de se aprofundar no mundo dos cafés e nas milhares de receitas que se pode fazer com o “ouro verde”, ele viu a arte bater na sua porta novamente. “Comecei a desenhar na lousa da loja e fazer uma arte chamada caligrafia Lettering, em que anunciava os produtos da loja com desenhos e uma caligrafia caprichada”.

Este foi mais um passo para unir o jovem à arte. Os clientes começaram a gostar e queriam que ele desenhasse para eles. “No começo os clientes começaram a perguntar se eu poderia fazer o nome deles ou dos filhos e namorados. Eu comecei a realizar esses trabalhos e vi que poderia ganhar um bom dinheiro com isso. Aos poucos meu Instagram foi se transformando em uma galeria de artes com meus trabalhos. No final do ano de 2017 eu ja tinha tantos trabalhos que resolvi deixar a cafeteria e me dedicar somente à arte.”

Desde então, o jovem vem buscando fazer vários cursos e workshops, além de buscar inspiração através da internet e visitar as páginas de artistas, como os brasileiros Marcos Beccari e Eudes Correia, os americanos Richard Schmid, o inglês Casey Baugh e o suéco Nick Alm.

Leia mais  Máscaras entram na moda da quarentena com cores e estampas variadas

Em 2019, Guga conheceu Symi Jackson, herdeira da renomada marca de pincéis britânica “Rosemary & Co”, que vendo seu trabalho acabou se encantando pelo seu estilo de pintura e principalmente pelo falo de nunca ter tido feito aula de artes. Após um ano conversando via redes sociais, Symi veio ao Brasil e presenteou o jovem artista com um convite para um workshop com Nick Alm. O workshop deveria acontecer em agosto, mas devido à pandemia da Covid-19 foi adiado para agosto de 2021, em Londres. “Até la quero ter aperfeiçoado mais as minhas técnicas e poder trazer muito conhecimento na bagagem.”

Comentários