Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença: #TBT

14 de Março de 2019 às 10:01
Manuel Garcia [email protected]

#TBT Ao lado de seu amigo Silvio Santos. Crédito da foto: Acervo JCS e Divulgação / Sistema Vanguarda de Comunicação

Salomão Pavlovsky foi o fundador das rádios Vanguarda AM e FM e da TV Sorocaba. Um homem que mudou e marcou a comunicação em nossa região. Filho de pai ucraniano e mãe romena, Salomão nasceu no Rio de Janeiro, mas escolheu Sorocaba para viver e consolidar uma carreira de sucesso, que deixou marcas na comunicação paulista, mas também na vida de quem conviveu com ele.

[irp posts="22985" ]

 

Sua trajetória começou cedo. Ainda criança trabalhou como engraxate e entregador de jornal para ajudar a família de imigrantes, que vinha se estabelecendo no Brasil. A comunicação entrou um pouco mais tarde em sua vida. Muito dinâmico e criativo, instalou alto-falantes no centro da cidade de Sorocaba e comercializou espaços publicitários para os lojistas da região. A ideia deu tão certo que resolveu instalar mais alto-falantes pela cidade e a partir daí sua carreira como comunicador deslanchou.

Recebeu convites para atuar em radionovelas, narrações esportivas e locuções comerciais. Atuou como radialista por 17 anos na Rádio PRD-7, antiga rádio Clube de Sorocaba e foi diretor comercial no Jornal Cruzeiro do Sul. Após todos esses anos de experiência, criou sua emissora de rádio, a Vanguarda AM.

A partir daí consagrou-se adquirindo a carteira de jornalista internacional, realizando coberturas ao vivo em vários países, como China, Japão, República Dominicana e Filipinas, USA entre outros. Cobriu lutas internacionais de boxe, transmitiu o concurso Miss São Paulo, Miss Brasil e Miss Universo. Foi jornalista credenciado do Palácio dos Bandeirantes e Palácio do Planalto, participando de comitivas presidenciais nas viagens internacionais. Fez entrevistas com personalidades como a Rainha Elizabeth II, Ronald Reagan, papas e todos os primeiros ministros e presidentes que visitavam o Brasil. Era conhecido com rei das entrevistas exclusivas,

Na década de 70 começaram a surgir as primeiras rádios FM no País e então o visionário Salomão Pavlovsky habilitou-se no Ministério das Comunicações para instalar a primeira emissora FM no interior paulista. Nasce assim, em 1978, a Rádio Vanguarda FM.

O pioneirismo de Salomão Pavlovsky não parou por aí. Ele trouxe para Sorocaba, em outubro de 1990, a primeira emissora de TV em UHF do Brasil, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.

Conhecido pelo seu pioneirismo, coragem e empreendedorismo, Salomão Pavlovsky contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da comunicação no Brasil e no interior paulista.

Em 19 de setembro de 1997, aos 73 anos, Sorocaba perdia Salomão por problemas cardíacos. Salomão Pavlovsky continua vivo sendo uma referência em comunicação, empreendedorismo e audácia. Seu nome é lembrado até hoje, seja na ponte sobre o Rio Sorocaba ou no viaduto de acesso à cidade, que passa sobre a Rodovia Castelo Branco. Seu sonho continua vivo, suas empresas são administradas pelas sua esposa Mary, suas filhas Tânia e Cecília e sua neta Thaís.

Saudades e gratidão eterna ao Embaixador de Sorocaba.

[gallery columns="1" size="medium" ids="83835,83836,83837,83838,83839,83840"]

Galeria

Confira a galeria de fotos