Presença

Presença: #TBT

Salomão Pavlovsky foi o fundador das rádios Vanguarda AM e FM e da TV Sorocaba. Mudou a comunicação em nossa região
#TBT
Ao lado de seu amigo Silvio Santos. Crédito da foto: Acervo JCS e Divulgação / Sistema Vanguarda de Comunicação

Salomão Pavlovsky foi o fundador das rádios Vanguarda AM e FM e da TV Sorocaba. Um homem que mudou e marcou a comunicação em nossa região. Filho de pai ucraniano e mãe romena, Salomão nasceu no Rio de Janeiro, mas escolheu Sorocaba para viver e consolidar uma carreira de sucesso, que deixou marcas na comunicação paulista, mas também na vida de quem conviveu com ele.

Leia mais  'Rainha do Rádio', cantora Angela Maria morre aos 89 em São Paulo

 

Sua trajetória começou cedo. Ainda criança trabalhou como engraxate e entregador de jornal para ajudar a família de imigrantes, que vinha se estabelecendo no Brasil. A comunicação entrou um pouco mais tarde em sua vida. Muito dinâmico e criativo, instalou alto-falantes no centro da cidade de Sorocaba e comercializou espaços publicitários para os lojistas da região. A ideia deu tão certo que resolveu instalar mais alto-falantes pela cidade e a partir daí sua carreira como comunicador deslanchou.

Recebeu convites para atuar em radionovelas, narrações esportivas e locuções comerciais. Atuou como radialista por 17 anos na Rádio PRD-7, antiga rádio Clube de Sorocaba e foi diretor comercial no Jornal Cruzeiro do Sul. Após todos esses anos de experiência, criou sua emissora de rádio, a Vanguarda AM.

A partir daí consagrou-se adquirindo a carteira de jornalista internacional, realizando coberturas ao vivo em vários países, como China, Japão, República Dominicana e Filipinas, USA entre outros. Cobriu lutas internacionais de boxe, transmitiu o concurso Miss São Paulo, Miss Brasil e Miss Universo. Foi jornalista credenciado do Palácio dos Bandeirantes e Palácio do Planalto, participando de comitivas presidenciais nas viagens internacionais. Fez entrevistas com personalidades como a Rainha Elizabeth II, Ronald Reagan, papas e todos os primeiros ministros e presidentes que visitavam o Brasil. Era conhecido com rei das entrevistas exclusivas,

Na década de 70 começaram a surgir as primeiras rádios FM no País e então o visionário Salomão Pavlovsky habilitou-se no Ministério das Comunicações para instalar a primeira emissora FM no interior paulista. Nasce assim, em 1978, a Rádio Vanguarda FM.

O pioneirismo de Salomão Pavlovsky não parou por aí. Ele trouxe para Sorocaba, em outubro de 1990, a primeira emissora de TV em UHF do Brasil, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.

Conhecido pelo seu pioneirismo, coragem e empreendedorismo, Salomão Pavlovsky contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da comunicação no Brasil e no interior paulista.

Em 19 de setembro de 1997, aos 73 anos, Sorocaba perdia Salomão por problemas cardíacos. Salomão Pavlovsky continua vivo sendo uma referência em comunicação, empreendedorismo e audácia. Seu nome é lembrado até hoje, seja na ponte sobre o Rio Sorocaba ou no viaduto de acesso à cidade, que passa sobre a Rodovia Castelo Branco. Seu sonho continua vivo, suas empresas são administradas pelas sua esposa Mary, suas filhas Tânia e Cecília e sua neta Thaís.

Saudades e gratidão eterna ao Embaixador de Sorocaba.

Comentários

CLASSICRUZEIRO