Presença: Talento internacional
Crédito da foto: Teófilo Negrão / Divulgação
Natural de Itaporanga (SP), o jovem Lucas Muramoto tem 19 anos e encantou o público que compareceu na sala Fundec para o início da temporada artística de 2019 da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Com apenas um ano de idade Lucas, foi morar no Japão, país onde teve seu primeiro contato com o violoncelo, já aos oito anos, no projeto da Orquestra Jovem do Japão.
[irp posts="78701" ]
Em 2015, foi reconhecido pelo renomado violoncelista Antonio Meneses e instruído como progredir nos estudos musicais. Desde então, foi assistido pelos violoncelistas Kei Yamazawa e Kenji Nakagi. Em 2017, decidiu retornar ao Brasil para conhecer suas raízes e aprofundar os conhecimentos. Desde 2018, Lucas é membro da Academia de Música da Osesp, tendo aula com o violoncelista Wilson Sampaio.
Lucas participou de festivais como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba, Ilumina Festival, Festival de Violoncelo de Ouro Branco, entre outros, tendo aulas com renomados professores. Apresentou em recitais de música de câmara no Japão e no Brasil, tendo colaborado com artistas como Cristian Budu, Jeniffer Stumm, Giovanni Gnocchi, Bartholomew Lafollette e Pedro Gadelha. Participou de concertos com orquestras como a Osesp, Orquestra Filarmônica de Goiás, Camerata Fukuda, Orquestra Jovem do Japão, entre outras, apresentando em países como Brasil, Japão, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul.
Como o jovem músico tem se destacado, consequentemente surgem novos desafios e o próximo é participar como solista, sob regência de Stephen Ellery, na Turnê Europa de 2019 da Orquestra Jovem do Japão, que passará pelas cidades de Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria).
A Fundec Sorocaba realiza durante toda ano um extensa programação artística e musical, alem de diversos cursos sua programação esta disponível através do site www.fundecsorocaba.com.br. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos