Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença: Sorocabano é a nova promessa da música nacional

27 de Junho de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

Presença: Sorocabano é a nova promessa da música nacional Italo Carmo acaba de lançar seu primeiro single, “Navegar”. Crédito da foto: Laís Sanches / Divulgação

Nascido na Vila Fiore, em Sorocaba, o cantor, compositor e professor de canto Italo Carmo, de 26 anos promete ser a nova sensação nacional da música popular brasileira. Ele acaba de lançar seu primeiro single, “Navegar”. A canção bebe aos goles de ritmos como o R&B, o indie e a música popular brasileira. E o sentimento que norteia a canção é o de descoberta, conforme analisa Carmo: “A gente tá sempre boiando e procurando respostas no mar da vida. São respostas internas, sobre relacionamentos, sobre a rotina. Quero que as pessoas saibam que, apesar de parecer que a gente está sempre à deriva, a praia nunca está tão longe dos nossos olhos”.

O sorocabano foi aluno do curso de canto popular no conservatório Rogério Koury, ministrado pela professora Tathiane Mariano, e herdou o gosto pela música de seu pai, que faleceu quando ele tinha apenas 4 anos. “Meu pai sempre foi muito envolvido com música e artes. Quando ele faleceu, me deixou os seus instrumentos, discos e livros que sempre me inspiraram”, declara o cantor.

A música conta com produção do paulistano Lucas Zamur, arranjos do guitarrista Giovani Fantini e do baixista Jean Silva. “Navegar talvez seja uma das palavras que a gente mais leu nos livros de História do Brasil, provavelmente Tim Maia deva ter se tocado dessa úmida coincidência quando escreveu ‘Descobridor dos sete mares’ em 1983 --, o verbo traz o sentido de conduzir uma embarcação a um determinado destino. Na maioria das vezes, se refere ao mar ou ao rio como fio-condutor do percurso, mas a gente pode navegar por muita coisa, até por dentro da nossa própria existência, o que tem sido algo comum nesses dias mais reflexivos em casa, né?”, questiona o artista. A música já esta disponível desde ontem em todas as plataformas digitais em seu canal do YouTube.

Carmo é um grande ouvinte de música. Suas referências são os grandes da MPB. “Gosto de quem me faz pensar, dançar e chorar. Ouço muito Elis Regina, Jorge Ben Jor, Tim Maia, Letrux e Cansei de Ser Sexy”. O cantor anda aproveitando os dias de quarentena para compor novas músicas para seu álbum, que deve ser lançando ate o final do ano “Quando escrevo é um dos únicos momentos que fico em silêncio comigo mesmo, sem rótulos do dia a dia. Preciso ficar quieto para esvaziar o balde da minha cabeça que vive cheio”, conta o cantor e compositor. “Quando sento para tocar e produzir, seleciono umas notas e deixo meu cérebro viajar. Me surpreendo com esse trajeto até ter um beat, uma música e, às vezes, um projeto inteiro novo”, diz.

Com previsão de ser lançado no segundo semestre de 2020, o disco de estreia trará temas universais para a gente marejar os olhos -- seja de êxtase ou de reflexão - amores perdidos e encontrados, viagens astrais e autoconhecimento costuram entre as faixas um universo luminoso de um artista que abre-alas nesta nova década reflexiva e inesperada.

O cantor vai promover varias lives através de seu instagram @carmoit e pretende em breve, quando as condições sanitárias permitirem, fazer um super show de lançamento de seu álbum em Sorocaba.

https://youtu.be/OU0ppgNLb6Y