Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença: Ofebas oferece capacitação técnica para ONGs e premia os melhores projetos

16 de Dezembro de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]

Presença: Ofebas oferece capacitação técnica para ONGs e premia os melhores projetos Patrícia Peixoto, Geraldo Hidalgo, Agostinho Moreira, Francisco Carlos Morales e Dayane Scatolin. Crédito da foto: Manuel Garcia

A Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas), é bastante conhecida da população sorocabana. No entanto, nem todos têm conhecimento de que se trata de uma instituição sem fins lucrativos. Fundada há 54 anos, tem objetivos filantrópicos desde seu surgimento. Em linha com esses propósitos, a Ofebas convidou, neste ano, organizações sociais de Sorocaba e Votorantim a se inscreverem em um projeto de capacitação gratuita para instituições filantrópicas dos dois municípios. O assessoramento técnico proposto abrangeu os âmbitos político, técnico, administrativo e financeiro. Foram oito encontros com temas variados e custo inteiramente pago pela instituição Ofebas. “O objetivo é fortalecer a autonomia e o protagonismo dos grupos assessorados, ajudando-os a desenvolver novos projetos, captar recursos e melhorar seus estatutos, dentre outros”, descreve Patrícia Peixoto, gerente-geral da Ofebas.

No ano anterior, já havia acontecido iniciativa semelhante. Mas, em 2020, houve um recorde de inscrições e 15 delas foram selecionadas para receber o treinamento: Associação Amor em Cristo; Associação Criança Feliz de Sorocaba; Associação Cristã de Moços de Sorocaba; Associação Sorocabana de Apoio à Vida; Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais - Asac; Banco de Alimentos de Sorocaba; Casa do Menor Sorocaba; Casa Nossa Senhora das Graças; Casa Transitória André Luiz; Centro Comunitário padre Luiz Scrosoppi; Lar Casa Bela; Lar Monteiro Lobato de Sorocaba; Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba - Momunes; Oficina de Integração Céu Azul e Projeto Gold - Geração de Ouro.

Após a capacitação, os participantes foram convidados a escrever seus projetos e três deles foram selecionados para receber,um aporte financeiro no valor de R$ 5 mil, cada instituição. O objetivo é, justamente, ajudar a colocar em prática os projetos desenvolvidos e apresentados. Atendendo aos critérios do projeto, foram selecionados: Associação Lar Casa Bela - Projeto - La Bela Horta; Banco de Alimentos - Projeto -Semear Agrofloresta; e Instituto Gold-Geração de Ouro - Projeto- Cultura para transformação. Os representantes das entidades receberam o prêmio em uma cerimonia simbólica na sede da Ofebas na tarde da última segunda-feira, 14.

[gallery columns="1" size="medium" ids="308538,308539,308540"]

Galeria

Confira a galeria de fotos