Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença: O poder da mulher

07 de Março de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

Presença: O poder da mulher Bernadina Pereira, mais conhecida como Xuxa - Motorista de ônibus do Consor. Crédito da foto: Divulgação

A ideia de que o homem tem mais força ou habilidade para certos trabalhos em relação à mulher tem sido constantemente descartada como argumento para impedir que a figura feminina assuma qualquer posto profissional. Por muito tempo as mulheres foram subjugadas e estereotipadas para determinadas funções no mercado de trabalho. Hoje em dia elas estão ganhando cada vez mais espaço e conquistando áreas que antes era somente dos homens. Na aeronáutica, por exemplo, mulheres eram profissionais raras, mas hoje atuam em praticamente todos os setores, sendo pilotos ou comandantes de organizações militares. Na política, são expressivas as mobilizações para garantir a visibilidade feminina e fortalecer a democracia. A representatividade da mulher nas bancas políticas garante a conquista de direitos e igualdade entre os gêneros. As mulheres são maioria entre os eleitores e consolidam-se também como atuante nos cargos.

Você sabia que formar um time de futebol feminino legalmente só foi possível depois de 1979 aqui no Brasil? Hoje elas são jogadoras, bandeirinhas, técnicas e ate árbitras. A aparente fragilidade não tem impedido que mulheres façam parte da parcela de indivíduos que trabalham para garantir a segurança pública. Policiais, militares, civis e federais, bombeiras, peritas, todos segmentos profissionais nos quais antes apenas homens atuavam. A indústria automotiva e mecânica tem atraído bastante as mulheres e elas são, inclusive, necessárias nessa área. Sendo elas praticamente a metade do público consumidor de automóveis, porque não haver sua expressiva participação na montagem, reparação e manutenção? Cada vez mais as mulheres são motoristas de ônibus, taxistas, eletricistas, mestres de obra, dentre outros.

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, elaboramos esta página para mostrar algumas mulheres de nossa cidade que estão conquistando seu espaço no mercado de trabalho e servido de inspiração.

[gallery columns="1" size="medium" ids="324994,324995,324997,324998,324999,325002,325003,325001,325000"]

Galeria

Confira a galeria de fotos