fbpx
Presença

Presença: Na feira de Sorocaba

Livro é fruto de um trabalho de mais de 30 anos do jornalista, pesquisador e historiador Geraldo Bonadio
Na feira de Sorocaba
José Luiz Melo, Marcos José Rogick Vieira e Márcio Luís Esgalha. Crédito da foto: Manuel Garcia

A Associação Fraternidade Acaciana de Sorocaba e a Academia Sorocabana de Letras realizaram na última sexta-feira, dia 7, no Salão dos Arcos do tradicional Sorocaba Clube o lançamento do livro “Na feira de Sorocaba”, fruto de um trabalho de mais de 30 anos do jornalista, pesquisador e historiador Geraldo Bonadio.

Leia mais  Livro resgata texto teatral sobre a Feira de Muares

 

O livro resgata uma das mais valiosas relíquias da história e das artes de Sorocaba, o texto do espetáculo “Na feira de Sorocaba”, encenado pela primeira vez em 1862, no Teatro São Rafael, pela trupe do dramaturgo Francisco Luiz d’Abreu. Com 204 páginas, a obra reúne o fac-símile de um raríssimo exemplar original, que pertence ao acervo do Museu Histórico Sorocabano; uma transcrição, na ortografia atual, feita por Porphirio Rogich Vieira, baseada em um exemplar original mais íntegro da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; e ainda textos complementares, como a biografia do dramaturgo sorocabano.

O livro também inclui o texto “Comércio de Sorocaba no tempo da feira”, de D’Abreu Medeiros, datado de 1864. O livro tem tiragem limitada de 300 exemplares e uma parte será encaminhada gratuitamente a instituições de pesquisa históricas. A noite de autógrafos contou com grande presença de escritores, historiadores e apaixonados por história.

Comentários