Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença: Marco da Paz

24 de Setembro de 2019 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

Presença: Marco da Paz João Bico de Souza, presidente da Associação Comercial de São Paulo, e Sérgio Reze, presidente da Associação Comercial de Sorocaba. Crédito da foto: Manuel Garcia

A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) realizou no ultimo sábado uma cerimônia em comemoração pelo 2º ano de instalação do Marco da Paz, na Praça Carlos Alberto de Souza, no Parque Campolim, em Sorocaba.

No evento foram homenageadas, com troféu que simboliza o Marco da Paz a também um diploma de embaixador da paz, personalidades da cidade. Entre elas esteve o instituidor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e atual presidente da Loja Maçônica Perseverança III, Laelso Rodrigues, com indicação do Distrito 4621 do Rotary Clube. Também foram homenageados Carlos Camargo Costa, com indicação da Associação Comercial de Sorocaba; Claudete de Fátima Duarte, com indicação da Associação Beneficente Antônio José Guarda (AJG); a Família Espelho (Terezinha Develis Espelho), com indicação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; Jean Carlos Fernandes Hermínio, com indicação da Polícia Militar; e Jurandy Gomes da Silva, com indicação da Guarda Civil Municipal. Jurema Ely Marsola foi indicada pela Associação Comercial de Sorocaba; Teruo Yamassaka foi indicado pelo Seicho no Ie e Válter Brusque pela Societá Italiana.

O idealizador da criação e instalação do Marco da Paz em vários países do mundo, Gaetano Brancati Luigi, de 82 anos, prestigiou o evento. Nascido na Itália, aos 8 anos ele testemunhou o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, época em que conheceu as agruras da fome e da destruição provocadas pelo conflito. O momento histórico foi marcado pelos sinos que ecoaram por toda a Europa anunciando a paz. Na cidade de Orsomarso, província de Cosenza, onde nasceu e viveu a infância, juntou-se a milhares de pessoas que comemoravam a paz. E assim nasceu na sua mente a ideia de criar algo que cativasse os povos e os inspirasse no caminho da paz. Aos 12 anos, mudou-se para a Argentina e, mais tarde, para o Brasil.

Em 1999, então integrado à Associação Comercial de São Paulo, a igreja do Pátio do Colégio, na capital, recebeu um novo sino por sua iniciativa e essa ação deu origem ao monumento Marco da Paz. A estrutura do símbolo é formada por um arco com pedras claras, uma pomba artificial e um sino de cobre com a gravação da mensagem “Paz pela união dos povos”. No Brasil, o Marco da Paz foi constituído pela primeira vez no Pátio do Colégio, em São Paulo, e o de Sorocaba integra uma lista que acumula 33 monumentos espalhados pelo País e pelo mundo. O objetivo é cada lugar ser utilizado pelas instituições como um espaço para a realização de eventos que promovam reflexões e cultura da paz.

[gallery columns="1" size="medium" ids="168483,168484,168485,168487,168488,168489,168490,168491,168492"]

Galeria

Confira a galeria de fotos