Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença: Gaúcho

29 de Abril de 2019 às 21:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

Gaúcho Micheli e Robson Souza. Crédito da foto: Sonia Maria Gonçalves / Integração Digital / Divulgação

O termo “gaúcho” gera várias teorias sobre sua origem. Uma delas é que ele pode ter vindo do quíchua (idioma ameríndio andino) ou do árabe, da palavra “chaúcho”, que é um tipo de chicote utilizado para domar manadas. Outros falam que “gaúcho” vem do espanhol e significa “valente, nobre, generoso”. Mas ser gaúcho, na verdade, é ter orgulho de ter nascido no Rio Grande do Sul, é valorizar a sua cultura.

[irp posts="87812" ]

 

Quando falamos em gaúcho logo lembramos do churrasco. Essa é uma iguaria deliciosa em qualquer lugar, mas o churrasco gaúcho possui particularidades que o tornam único e ainda mais gostoso, reconhecido em todo o País. No Rio Grande do Sul, a carne é cortada em fatias mais grossas e suculentas que as de São Paulo, por exemplo, para que o sabor dela fique mais acentuado. Fatores como a procedência da carne, temperatura de armazenamento e da churrasqueira, distância entre a grelha e o fogo e tempo de assado são essenciais para que o churrasco fique perfeito.

Outra coisa iguaria muito lembrada quando falamos em gaúcho é o chimarrão. A erva-mate, do que é feito o chimarrão, é nativa da América do Sul, principalmente da região do Rio Grande do Sul, o que faz com que a bebida seja a mais típica no Estado -- além de ser comum no Paraná, Santa Catarina, Argentina, Uruguai, Paraguai e parte da Bolívia e do Chile. A bebida é servida em uma cuia com bomba, com mate moído e água morna -- ou leite para alguns.

No Rio Grande do Sul, a cidade com maior índice turístico é Gramado, que recebe gente de todo o País, curiosa por suas principais atrações: Mini Mundo, Museu do Chocolate, Mundo Knorr, Natal Luz, além do Festival de Cinema de Gramado, que este ano acontecerá de 16 á 24 de agosto.

Em Sorocaba, o Centro de Tradições Gaúchas Fronteira Aberta é um pedacinho do Rio Grande do Sul, promovendo sempre almoços, jantares, aulas de música e de dança. Confira algumas pessoas que passaram por lá no mês de abril.

[gallery columns="1" size="medium" ids="113016,113017,113018,113019,113020,113021,113022"]

Galeria

Confira a galeria de fotos