Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença: Escola Portal inaugura nova Biblioteca Infantil Interativa

27 de Março de 2021 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

Presença: Escola Portal inaugura nova Biblioteca Infantil Interativa A nova bilblioteca, voltada para os alunos pequenos, traz múltiplas oportunidades de interação. Crédito da foto: Divulgação

Para além da alfabetização, a leitura desde a infância contribui de muitas formas para a formação do indivíduo. Com isso, quanto mais cedo esse hábito for incentivado, maiores serão os benefícios trazidos e melhor será o desenvolvimento das competências atreladas a ele, que impactam diretamente na capacidade criativa da pessoa, além das habilidades linguísticas, de raciocínio, empatia, entre outras.

Entendendo a relevância desse assunto e o papel indiscutível da escola na formação dos futuros cidadãos, a Escola Portal escolheu abril para inaugurar sua mais nova Biblioteca Infantil, especialmente projetada para os alunos do Berçário até o Ensino Fundamental I. “Fizemos um espaço ainda melhor, mais amplo e moderno, com múltiplas oportunidades de interação, mostrando, assim, qual a importância da leitura dentro da escola e dando um espaço de muita valorização à relação das crianças com a literatura”, comenta a diretora Élide Martins Rodrigues.

Em linha com a filosofia e ensino da instituição, o ambiente estimula o protagonismo e contribui para a criação de um hábito que trará benefícios durante toda a vida. “O grande papel da escola é proporcionar e incentivar momentos diários de leitura, desde a contação de histórias, feita pela professora em sala, até o momento das idas semanais à Biblioteca, onde eles escolhem o que querem ler e pegam os livros nas mãos. Essa memória afetiva que é criada faz com que a relação com a leitura seja muito mais prazerosa. Se olharmos para a neurociência cognitiva, todas as vezes que um aprendizado está ligado a uma boa experiência, do ponto de vista psicológico e afetivo, o desenvolvimento acaba sendo muito mais proveitoso”, pontua Maria Fernanda Tabacow, CEO do grupo Ágathos Educacional.

A arquitetura da Biblioteca Infantil tem assinatura de Márcia Leitão e passa longe do convencional, sendo um ambiente lúdico, que desperta o prazer nas crianças, fazendo com que elas se sintam em um espaço agradável, que instiga a criatividade. Todas as crianças podem ir à Biblioteca para a retirada de livros. Contudo, levando em conta o período de pandemia, todos os livros que são retirados da escola, ao retornarem, passam por higienização e ficam cinco dias em quarentena, evitando, assim, qualquer chance de contaminação. Além disso, o uso no ambiente é feito sempre respeitando o distanciamento social e todas as medidas de segurança estipuladas pelos órgãos públicos de saúde.

A nova Biblioteca Infantil da Escola Portal fica localizada no andar térreo, ao lado da Central de Atendimento. A escola fica na rua Romeu do Nascimento, 777, no Jardim Portal da Colina, em Sorocaba. Mais informações podem ser encontradas no site escolaportalsorocaba.com.br.