Buscar no Cruzeiro

Buscar

Presença: da Vila Haro para os palcos do Brasil

19 de Abril de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]

Presença: da Vila Haro para os palcos do Brasil O sorocabano João Victor tem 22 anos e é um dos grandes nomes do sertanejo no Nordeste do Brasil. Crédito da foto: Divulgação

Talento descoberto aos 6 anos de idade, João Victor foi vencedor do reality “Cantando no SBT” e viajou por todo Brasil com da banda Rebeldes, da RecordTV, onde também atuou como ator. Em 2016, foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Sertanejo, ao lado de grandes nomes da música como Paula Fernandes, Leonardo, Lucas Lucco e Michel Teló. Conheça um pouco do cantor, compositor e multi-instrumentista sorocabano, João Victor.

Manuel Garcia: Quem é João Victor?

João Victor: Nasci em Sorocaba, em 15 de setembro de 1997, no bairro da Vila Haro. Filho de Benemari José Chagas e Carla Francini Lolo Haro e desde pequeno sempre gostei de cantar, por influência das minhas avós, Neusa Lolo Haro e Mércia Aparecida Chagas, que eram cantoras. Minha avó Neusa foi Rainha da Rádio Cacique e meu bisavô também era músico, porém não cheguei a conhecê-lo.

Manuel Garcia: Como foi sua infância?

João Victor: Maravilhosa, com a presença de todos meus primos, pois minha família sempre foi muito unida. Sempre gostei muito de brincar no sítio, sempre gostei de lidar com os bichos, e sempre levando a música por onde eu passava, até nas brincadeiras de criança.

Manuel Garcia: Como foi o primeiro show?

João Victor: Meu primeiro show profissional com banda foi na cidade de Paraíso do Tocantins (TO), em uma das maiores festas agropecuárias do Estado. Mas antes disso sempre fiz apresentações na cidade de Sorocaba, eu e meu violão.

Manuel Garcia: Você chegou a fazer aulas de canto? Quais instrumentos você sabe tocar?

João Victor: Já cheguei a fazer aula de orientação vocal, onde aprendi a utilizar melhor o diafragma e evitar a rouquidão. E como sempre falo, sou muito curioso, estou sempre fuçando os instrumentos. Mas os que eu mais me identifiquei e toco até hoje são o violão, viola, sanfona e teclado.

Manuel Garcia: Quem são seus ídolos e suas referências?

João Victor: Meus ídolos são a maioria da galera do sertanejo mais clássico. Os meu maiores ídolos são Zezé Di Camargo & Luciano, que inclusive fizeram parte do meu primeiro álbum cantando uma canção comigo. E também tive muita influência de Milionário e José Rico, João Mineiro e Marciano etc.

Manuel Garcia: Como foi participar e ser o vencedor do programa “Cantando no SBT”, em 2011?

João Victor: Foi maravilhoso e acredito que foi um divisor de águas na minha vida, pois após o programa comecei a viajar o Brasil todo fazendo shows.

Manuel Garcia: Seu primeiro álbum, “Sóis”, foi indicado ao Grammy Latino 2016. Como foi receber esta notícia e como foi o processo de criação desse disco?

João Victor: Parecia que eu estava sonhando. O Grammy foi um dos maiores presentes que eu recebi na minha carreira até hoje, e ainda mais no primeiro álbum lançado. O presidente da Universal Music, até então minha gravadora, me ligou e me contou que eu tinha sido indicado como Melhor Álbum Sertanejo da América Latina. Confesso que não acreditei logo de cara, mas depois absorvi um pouco melhor e a ficha foi caindo aos poucos.

Manuel Garcia: Atualmente você tem uma carreia baseada no nordeste do Brasil, fazendo uma media de quantos shows por mês? Como é para conciliar sua carreira com a sua agenda?

João Victor: Começamos um trabalho maravilhoso no nordeste de uns três anos pra cá e, graças a Deus, meu trabalho foi muito bem recebido pelo público, pelas praças e por todos os lugares que passamos. Estamos fazendo uma média de 15 shows por mês, porém em meses comemorativos chegamos a fazer mais de 20. A correria é muito bacana. Quando faço o que amo, acabo esquecendo do resto, apenas vivo intensamente aquilo tudo!

Manuel Garcia: O que gosta de fazer nas horas vagas? E você chegou a fazer faculdade de Direito por um tempo, certo? Se arrepende de não ter continuado o curso?

João Victor: Nas horas vagas, gosto muito de ir pro sítio, andar a cavalo, pescar, fazer um churrasquinho com os amigos e com a família, enfim... curtir a natureza com boas companhias!

Sobre a faculdade, eu não me arrependo. Tudo na vida serve de aprendizado e as oportunidades vêm e vão. Tranquei a faculdade no segundo ano por conta da quantidade de shows que não estavam me deixando conciliar as duas coisas. Mas o dia de amanhã a Deus pertence e eu gostaria, sim, de terminar o curso de Direito.

Manuel Garcia: Com quem ainda não cantou e que pretende cantar?

João Victor: Uma pessoa que ainda não cantei, mas gostaria muito de cantar, é o cantor e compositor Gusttavo Lima. Ele, na minha opinião, é um artista completo e de uns anos pra cá tem se destacado muito no mercado musical e ele gosta muito de modão, assim como eu. Sou fã.

Manuel Garcia: Você tem um público feminino muito grande, mas o masculino também não fica para trás. Como é a sua relação com esse público jovem, que lhe segue nas redes sociais e em seus shows?

João Victor: A rede social é maravilhosa para termos esse contato com as pessoas que acompanham nosso trabalho, para também termos um feedback das coisas que fazemos, das músicas que lançamos, os clipes etc. E esse carinho é sempre maravilhoso. Saber que o público está junto com você é um presente que não tem tamanho.

Manuel Garcia: Para finalizar, queria que deixasse um recado para a galera de Sorocaba.

João Victor: Gostaria de agradecer todos de Sorocaba que me acompanham desde pequeno, mas gostaria também de convidar as pessoas que não me conheciam a acompanhar meu trabalho a partir de agora. Gostaria também de dizer a todos que tenhamos calma nesse momento tão complicado que estamos passando, contribuindo para com que o Covid-19 seja eliminado muito em breve e que sigamos firmes, pois isso também vai passar! O povo sorocabano é um povo de garra e vamos passar por essa juntos.

[gallery columns="1" size="medium" ids="241000,241001,241002,241003"]

Galeria

Confira a galeria de fotos