Presença

Presença: 57° Undokai

Ucens realizou, em sua sede campestre, mais uma edição da tradicional gincana familiar poliesportiva japonesa
57° Undokai
Gisele Andrade, Massao Fukoshima, Bruna Andrade, Laís Murakami e Márcia Murakami. Crédito da foto: Vanderley Pedraçoli / Integração Digital / Divulgação

No domingo, 19 de maio, a União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba, Ucens, realizou em sua sede campestre a 57ª edição do Undokai, uma espécie de gincana familiar poliesportiva japonesa, originada no século XIX. Naquele período, disputava-se nas gincanas cabo de guerra, corrida de obstáculos, arremesso de peso e outros. O termo familiar também designava um conjunto de famílias para as competições e não apenas pessoas de um só laço familiar.

 

O principal objetivo da gincana é fazer com que as pessoas se confraternizem, mas também é utilizada com o intuito de conscientizar crianças sobre seu próprio corpo. Normalmente, o Undokai é realizado no mês de maio durante um dia todo.

A gincana acontece ao som de músicas tradicionais japonesas, que substituíram as antigas marchinhas militares. No Brasil, a realização do Undokai tem sido cada vez mais rara.

Comentários