Presença

Gabinete de Leitura Sorocabano celebra 153 anos

Durante a noite também foi inaugurada a nova galeria dos presidentes da instituição
Presença: Gabinete de Leitura Sorocabano celebra 153 anos
Laelso Rodrigues falou sobre a história da Maçonaria em Sorocaba. Crédito da foto: Manuel Garcia

O Gabinete de Leitura Sorocabano realizou uma cerimônia solene na última sexta-feira do mês de fevereiro para celebrar os seus 153 anos de fundação.

A noite foi abrilhantada pela apresentação do coral Camr’Art Vocal, que executou clássicos da música mundial, e também pelas palestras do professor Aldo Vannucci, que contou um pouco da história do Gabinete de Leitura Sorocabano, bem como sua relevância para Sorocaba, e do presidente da Loja Maçônica Perseverança III, Laelso Rodrigues, que falou sobre a história da maçonaria em Sorocaba e suas ligações com o Gabinete de Leitura.

Durante a noite também foi inaugurada a nova galeria dos presidentes da instituição. O Gabinete de Leitura Sorocabano é a instituição cultural mais antiga de Sorocaba em atividade.

Foi fundado em 13 de janeiro de 1867 a partir de iniciativa de um grupo de voluntários, liderado por Matheus Maylasky, que também foi fundador da Estrada de Ferro Sorocabana. Seu acervo guarda mais de 50 mil itens catalogados, entre jornais, livros, documentos históricos, fotografias e até papiro.

Comentários