Buscar no Cruzeiro

Buscar

Entrevista: Primeira-dama Sirlange Frate

06 de Dezembro de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]

Presença: Primeira-dama Sirlange Frate. Crédito da foto: Divulgação

Ela vai ser, a partir de janeiro, a nova presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba --FSS (cargo sem remuneração publica). Com perfil discreto a bastante atuante nas redes sociais, Sirlange Frate, esposa do prefeito eleito de Sorocaba, Rodrigo Manga, conversou com exclusividade com a Coluna Presença, e falou sobre sua infância no Jardim Simus, sua adolescência, sua paixão pelo marketing e também nos contou como conheceu seu marido. Conheça Sirlange, a nossa personagem da semana.

Como foi sua infância? Onde você nasceu? Tem quantos irmãos?

Minha infância foi simples, mas completa. Cresci no bairro Jardim Simus e minha principal lembrança era ficar conversando com os amigos na rua. Naquela época, Sorocaba era bem menor e havia essa tranquilidade de poder ficar nas ruas. Somos em quatro irmãos, brinquei muito com eles tudo que podia fazer eu fazia, eu tive uma vida simples porém feliz, o luxo poderia faltar, mas não faltou amor, carinho e fé.

Qual sua profissão e por que escolheu ela?

Sou formada em Comunicação, Marketing e Propaganda. Escolhi essa carreira porque comecei a trabalhar na área comercial e, então, tive a oportunidade de fazer parte de projetos na área de marketing de grandes empresas, como a Vemar/3M, o que fez com que eu me aprofundasse e especializasse. Amo a comunicação e poder entregar resultados ao meus clientes.

Você tem algum hobby?

Adoro praticar o hábito da leitura, acho que faz bem para mente, além de ser uma forma de poder se desconcertar um pouco do mundo, gosto muito de ler revistas de qualquer assunto. Acho que todos deveriam ter o hábito de ler, nos torna assim pessoas melhores.

Como conheceu o seu marido, o Rodrigo Manga?

Nos conhecemos justamente em um curso de Marketing, que é a área de formação dele também. Fomos conversando e nos aproximando, aos poucos nos tornamos grandes amigos que somos até hoje, daí o tempo foi fazendo o coração bater cada dia mais forte, até que engatamos um romance.

Quem pediu em namoro? E o casamento? Há quanto tempo estão juntos?

Estamos juntos há 11 anos, ficamos namorando por 11 meses e daí decidimos nos casar, isto tem 10 anos e 4 meses. Quem pediu em namoro ninguém sabe até hoje (risos) fomos ficando cada vez mais próximos e o namoro foi inevitável, já sobre o casamento decidimos juntos que queríamos formar uma família, e estamos unidos e felizes até hoje. Como todo casal, temos pedras no caminho, mas com muito amor, Deus e dialogo vivemos bem e felizes.

Que mudou na sua vida após ser mãe? Tem quantos filhos?

Mudou tudo, principalmente a responsabilidade de conciliar todas as tarefas, diante da vida tão corrida que temos. Mas, sempre procuramos ter momentos de qualidade em família. Tenho o Enrico, de 3 anos, que como todo criança nesta idade gosta de brincar, e esta em sua fase de aprendizado, e a Giulia, que é minha filha de coração e tem 17 anos. Agora durante a pandemia, tive que assumir o papel também como muitas mães de professora e procuro ajudar ele em seu aprendizado com brincadeiras pedagógicas.

Como é a sua rotina, como se desdobra cuidado das crianças da casa e do trabalho?

Bem corrida, como toda mulher que é mãe, esposa e empresária, mas graças a Deus, posso contar com a união da minha família, todo mundo acaba me ajudando de uma certa maneira, mãe, sogra, irmãos e cunhados, que sempre estão juntos e nos auxiliam. Também tenho ótimas pessoas que me ajudam no dia a dia. Mas consigo viver bem e ainda arrumo sempre um tempinho para mim (risos).

Como é sua relação com a igreja a Mundial do Poder de Deus, e com o seu fundador o Apóstolo Valdemiro Santiago?

Uma relação com muito respeito. Hoje, visitamos e assistimos às cerimônias em muitas denominações diferentes, pois acreditamos em um único Deus para todos e temos muito respeito por todas as religiões. Sigo a igreja Mudial, mas o respeito e tenho carinho por todas as igrejas. O que importa é fazer bem o bem e ter fé.

Como lidou, e lida, com as críticas que você e o Manga receberam durante a campanha?

Aprendi a olhar para a frente e sempre respeitar a opinião dos outros. E, é claro, que também com educação e empatia. Quando de fato é uma crítica construtiva e vejo que eu posso melhorar, logo coloco em prática ou também pontuo com as pessoas envolvidas. Sei que não vou agradar a todos, mas procuro fazer o melhor, tenho ciência do papal que tenho hoje de esposa de um homem público e sei que sempre as críticas vão chegar mas, com paciência e fé, conseguimos seguir em frente, sempre.

Sorocaba é muito solidária, como vai ser sua gestão a frente do Fundo Social? Já participou ou participa de alguma instituição?

Eu quero conhecer por completo as necessidades de todos, reorganizar e ampliar o atendimento às famílias que precisam. Sorocaba é muito grande, e é preciso implementar mais programas de capacitação profissional e geração de renda, para que as pessoas tenham oportunidades no mercado de trabalho. Quero trabalhar muito para apoiar efetivamente o Terceiro Setor. Já visitei pessoalmente muitas instituições e vi o quanto podemos fazer muito mais, juntos. As entidades de nossa cidade desenvolvem um lindo trabalho, todas sem exceção são fundamentais na vida dos sorocabanos. Eu sempre contribuo em eventos específicos com várias instituições ou igrejas, que fazem um ótimo trabalho social, quero conhecer todas de nossa cidade a ajudá-las na medida do possível.

Como você imagine Sorocaba daqui 4 anos?

Eu sonho com uma Sorocaba mais bonita, moderna e, principalmente, humanizada. Temos que tem um olhar mais voltado às necessidades do povo sorocabano. Quero o sorocabano, seja de nascimento ou coração, orgulhoso por morar nesta cidade linda.

Tem alguma vontade de algum dia ser candidata a algum cargo publico?

Não no momento, não tenho. A minha função sempre foi auxiliar o meu esposo, desde quando decidimos entrar para a política. A minha ajuda sempre foi no planejamento, suporte e união de toda a equipe. Como diz o ditado, atrás de um grande homem sempre tem que haver uma grande mulher.

[gallery columns="1" size="medium" ids="306539,306540"]

Galeria

Confira a galeria de fotos