Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dos videogames para as quadras de tênis do mundo

28 de Abril de 2020 às 00:01
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

Presença: Dos videogames para as quadras de tênis do mundo Alice é ótima aluna e vive rodeada de amigas quando não está nas quadras. Crédito da foto: Divulgação

Quem olha a pequena menina Alice Ghiraldi não imagina que essa sorocabana que irá completar 11 anos no próximo domingo, dia 3, já é uma verdadeira atleta profissional.

Tudo começou aos 8 anos de idade, por intermédio de um jogo virtual de tênis com uma amiga. Aos poucos, Alice foi ganhando gosto pelo esporte e decidiu fazer sua primeira aula de tênis. Desde aquele dia a modalidade entrou na sua vida e para muitos especialistas ela é vista como uma das promessas brasileiras no esporte.

Em dois anos, Alice já acumula mais de 30 títulos, entre eles o de Campeã Brasileira de Tênis e Bicampeã da Copa das Confederações. A estudante do 6º ano do ensino fundamental está na lista das cinco melhores tenistas do Brasil em sua categoria.

No próximo ano, Alice estará estreando em uma nova categoria e seu foco será a disputa Júnior Orange Bowl, em Miami, nos Estados Unidos, que é tido como o torneio onde as revelações mundiais são lançadas.

Presença - Como você começou a se interessar pelo tênis?

Alice Ghiraldi - Comecei a jogar tênis no videogame kinect, no qual o jogador se movimentava conforme eu me mexia.

P - Como foi a sua primeira aula em uma quadra de verdade?

A.G. - Foi bem diferente do videogame que eu jogava tênis, muito mais divertido.

P - Qual foi seu primeiro título? O que sentiu ao ganhá-lo?

A.G. - O 1º título foi a Copa São Paulo em 2018, quando eu tinha 8 anos, no Clube Pinheiros. Fiquei muito feliz porque sou muito competitiva.

P - Você é campeã brasileira e bicampeã da Copa das Confederações. Como é para uma menina da sua idade já ser tão importante assim no esporte?

A.G. - Meu objetivo é ser número 1 do mundo do tênis feminino. Isso demonstra que estou no caminho certo, treinando forte com muita determinação.

P - Em quais tenistas você se inspira?

A.G. - Novak Djokovic, que é o atual número 1 do ranking mundial. Ele é um dos melhores tenistas da história.

P - Em 2024 você deseja estar nos Jogos Olímpicos?

A.G. - Com certeza, já vou estar jogando profissional.

P - Como tem sido sua rotina de treinamento durante este período em que estamos todos em casa?

A.G. - Reduzida, mas “dando um jeitinho”, sempre respeitando o isolamento social.

P - Como você organiza seu tempo entre estudar, brincar e treinar?

A.G. - Sou muito disciplinada, meu pai é meu coach e minha mãe ajuda com o restante da rotina, organizando horários. Antes da quarentena, no período da manhã estudo, a tarde/noite treino e aos finais de semana tenho mais tempo para brincar.

P - Você deseja fazer uma faculdade?

A.G. - Penso no meu futuro como profissional do tênis, mas em segundo plano escolho cursar Direito para seguir a carreira do meu pai.

P - Qual dica você dá para quem quer iniciar no tênis?

A.G. - Primeira coisa: o tênis não tem idade! É muito divertido, como se fosse um jogo de xadrez com o corpo.

P - Qual atleta você deseja conhecer?

A.G. - Djokovic, sem duvida é meu ídolo e a pessoa no qual me espelho, quero muito um dia poder dar um abraço e tirar uma foto com ele.

P - Como você se imagina daqui 10 anos?

A.G. - Já ter ganhado no mínimo um Grand Slan, ter já sido a número 1 um do mundo, ser um grande nome no esporte e poder levar o nome da minha cidade e do meu Brasil a todo mundo.

P - Deixe uma mensagem para Sorocaba?

A.G. - Fique em casa, mas se exercite. Acredite no seu sonho, nunca desista. O esporte é muito importante no desenvolvimento de uma pessoa. Torçam por mim que vou trazer muito orgulho para o povo sorocabano!

[gallery columns="1" size="medium" ids="243921,243922,243923,243924,243925,243926"]

Galeria

Confira a galeria de fotos