Presença

Dia da Enfermagem: Anjos de máscaras também comemoram seu dia

Enfermagem é a arte de cuidar do ser humano, protegendo, prevenindo e tratando da reabilitação e recuperação de todos
Presença: Anjos de máscaras
Thiago Donizete Pereira, Adriana Lima Fernandes e Norberto Camargo. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Dia 12 de maio é comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro. A data é celebrada em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem que ficou conhecida como a Dama da Lâmpada, por percorrer os leitos de soldados durante a noite em tempos de guerra. Ela foi a fundadora da primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, no Hospital Saint Thomas, em 1859.

No Brasil, em 20 de maio comemora-se o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, na data do falecimento de Ana Neri, a primeira enfermeira voluntária do País. Assim como a europeia, ela deu nome à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923.

Enfermagem é a arte de cuidar do ser humano, protegendo, prevenindo e tratando da reabilitação e recuperação da saúde de todos. A coluna Presença de hoje estampa os profissionais do corpo de enfermagem da Irmandade de Santa Casa de Misericórdia, que é um dos hospitais referência em tratamento do novo coronavírus na cidade, além de profissionais da Unidade Pré-hospitalar da Zona Leste.

Leia mais  #TBT: Vima, a saudosa Viação Manchester amarela e vermelha

Esses anjos de branco, que não têm asas, mas sim mascaras, são enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que merecem todo o nosso carinho, aplauso e reconhecimento.

Comentários