Presença

CTG Fronteira Aberta de Sorocaba comemora o Dia do Gaúcho

O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem à Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, de 20 de setembro de 1835
Presença: Dia Gaúcho
Santiago Franquis e Karen Rezende. Crédito da foto: Sonia Gonçalves / Integração Digital / Divulgação

 

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira Aberta de Sorocaba comemorou no dia 20 de setembro a data máxima para os gaúchos. Nesse dia, também conhecido como Dia do Gaúcho, celebram-se os ideais da Revolução Farroupilha. Essa data é considerada feriado estadual no Rio Grande do Sul.

O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou à história do Rio Grande do Sul como o “Decênio Heroico”.

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o governo na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil. Durou aproximadamente 10 anos e recebeu esse nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A revolução chegou ao fim após um acordo de paz entre as partes envolvidas.

Leia mais  #TBT: Fotos de 1954 mostram Sorocaba com 93.928 habitantes

O Dia do Gaúcho está incluído dentro da Semana Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no Rio Grande do Sul. A Semana Farropilha do CTG Fronteira Aberta contou com apresentação de danças, palestras e um delicioso jantar típico, realizado no dia 21 deste mês.

Comentários