Presença

Agenda

“Ghost dog” – O projeto Filmes Cult nas Quartas exibe hoje, às 19h, o filme “Ghost dog”, com direção de Jim Jarmusch. A produção, de 1997, conta com Forest Whitaker, John Tormey, Cliff Gorman e Victor Argo. A entrada é gratuita. O filme trabalha com os principais arquétipos das culturas oriental, afro e ítalo-americana para narrar a trajetória do personagem-título, um assassino de aluguel que vive sob o código de conduta dos antigos samurais. Quando jovem, ele teve a vida salva por um gângster, Louie (John Tormey) e jurou a seu salvador, e agora mestre, lealdade eterna, passando assim a trabalhar para a máfia italiana. Durante seu último serviço, porém, algo sai errado, e os chefões locais decidem eliminá-lo. O projeto Filmes Cult nas Quartas é uma iniciativa da Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo e ocorre na Biblioteca Infantil (rua da Penha, 673). A curadoria é de Cleiner Micceno.

Leia mais  Entrevista: Um mestre ao piano

Exposição “Myanmar” – Até o dia 10 de agosto, a Biblioteca do Campus Sorocaba da UFSCar recebe a exposição fotográfica “Myanmar — vozes que escutam caladas”, de autoria de Cesar Alves Ferragi, professor do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da universidade. A exposição, que já passou por galerias em cidades como São Paulo e Tóquio, está pela segunda vez no Campus Sorocaba e reúne 24 fotos ampliadas dos registros de viagens realizadas em 2007 por Ferragi, que atuou voluntariamente como professor de Inglês no Myanmar (país do Sudeste Asiático, também conhecido como Birmânia), local em que conheceu e se aproximou de monges budistas que viviam em monastérios. Em sua vivência, Ferragi constatou que os monges desempenham papel de liderança não apenas espiritual, mas também política no país asiático. Segundo ele, “os monges são as vozes que escutam caladas, porque eles têm uma posição de aprendizado e ensino, escutam, estudam muito e ajudam as pessoas, que confiam neles”. A partir da temática da exposição, o professor Ferragi ministrará uma aula aberta hoje, com a exibição de documentários que retratam a cultura e o cotidiano dos monastérios. Na ocasião, estudantes do curso de Turismo vão abordar aspectos culturais e sociais de Myanmar. O encontro acontece a partir das 15h, na Sala Multiuso da B-So, e também é aberto ao público. A mostra é gratuita e pode ser visitada no saguão da B-So, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. O Campus da UFSCar fica Rodovia João Leme dos Santos — km 110.

Leia mais  Presença: Música no condomínio

Oficinas de viola caipira – As inscrições para a oficina de viola caipira podem ser realizadas até hoje às 16h na Biblioteca Municipal de Votorantim, localizada na Praça Zeca Padeiro. Os participantes devem possuir o instrumento para realização das atividades de teoria e prática. Os documentos necessários são o RG e comprovante de residência. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável. Com uma aula por semana, a oficina será realizada aos sábados na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim. O início das aulas está marcado para o dia 7 de julho. Mais informações pelo telefone (15) 3243-1191.

Comentários