Buscar no Cruzeiro

Buscar

'A fera na selva' em Sorocaba

08 de Agosto de 2018 às 11:02

O filme "A fera na selva", dirigido e protagonizado pelos sorocabanos Paulo Betti e Eliane Giardini, foi exibido pela primeira vez em Sorocaba no último dia 31, terça-feira, no teatro do Sesc. O filme encerrou a programação de julho do projeto Cinecafé, que dedicou o mês à produção nacional contemporânea, com a presença de diretores ou profissionais envolvidos na produção.

Inteiramente rodado na região, o filme teve como locações endereços históricos como a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, a Igreja Matriz, o prédio do Correio da rua São Bento, a Estação Ferroviária e o antigo Teatro São Rafael, atual Fundec. A sessão especial contou com a presença, na plateia, de muitos atores e artistas sorocabanos que participaram do longa, e também com o ator e diretor Paulo Betti, que realizou um bate-papo com o público. A exibição e presença massiva do público, que esgotou os ingressos, para ele, foi um termômetro sobre a aceitação do filme. "Eu tinha uma ansiedade em relação a esse trabalho aqui em Sorocaba, que é especial. Eu acho que aqui é o lugar do filme. Se as pessoas não gostarem do filme em Sorocaba, não vão gostar em lugar nenhum", disse.

Baseado livremente na obra homônima do escritor norte-americano Henry James, publicada no início do século 20, "A fera na selva" narra a história de um homem que vive na esperança de presenciar algum acontecimento extraordinário, sem enxergar as pequenas maravilhas de cada dia no seu cotidiano. Além de Betti e Giardini, também assina a direção do longa o cineasta Lauro Escorel.

De acordo com Betti, o propósito é fazer do filme um projeto educativo, com intenção de realizar um curso de adaptação literária para o audiovisual. Assim como os figurantes que participaram leram o livro e o roteiro, a intenção é criar um fenômeno de leitura. "Se as pessoas lerem Henry James já vai ser um fenômeno. O livro é um clássico curto, de 50 páginas, que sofreu uma adaptação para Sorocaba, feita por sorocabanos", ressaltou.

Betti disse que voltará a Sorocaba para o lançamento do livro e mais sessões de cinema com bate-papo. Segundo ele, o filme já firmou parceria para entrar em circuito comercial no Brasil pela distribuidora 02 Filmes, mas a data ainda não foi definida. Enquanto isso não acontece, a produção do filme divulgou recentemente, no canal oficial do filme no Youtube, o material extra que não entrou no corte final do longa. As cenas extras estão disponíveis no YouTube. Outras informações sobre o filme estão no site www.aferanaselva.com.br.

Paulo Betti. Crédito da foto: Saga Divulgação

Apresentação do filme "A fera na selva" no Sesc. Crédito da foto: Saga Divulgação

Danilo, Mariana e Elaine Martins. Crédito da foto: Saga Divulgação

Gabriel Santiago, Vitor Giovani e Lucas Camargo. Crédito da foto: Saga Divulgação

Jane Carvalho e Camila Carvalho. Crédito da foto: Saga / Divulgação

Elcio Proença Oliveira, Juliana Betti e Ana Ligia Borges. Crédito da foto: Saga / Divulgação

Eunice Fernandes, Ana Maria Costa e Cristiane de Oliveira. Crédito da foto: Saga / Divulgação

Darjorie Max Elago, Muriel Aronchi e Celia Regina Aronchi. Crédito da foto: Saga / Divulgação

Janice Vieira e Roberto Gill Camargo. Crédito da foto: Saga / Divulgação

Paulo Viotto, Renata e Sueli Viotto e José Betti. Crédito da foto: Saga / Divulgação

Galeria

Confira a galeria de fotos