Buscar no Cruzeiro

Buscar

73 anos da Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro

06 de Outubro de 2018 às 09:21

73 anos da Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro Márcio Gomes, Lucimara Rocha e Ely Carlos. Crédito da foto: Samira Galli / Saga / Divulgação

A Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro comemorou o aniversário de 73 anos no último dia 28, sexta-feira, com um jantar especial na sede. Com show ao vivo de Júlio Nassi Trio, o evento celebrou a história do clube e a valorização da cultura afro-brasileira em Sorocaba.

A Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro foi fundada aos 28 de Setembro de 1945 por um grupo de 14 ferroviários. A entidade sem fins lucrativos, que surgiu com a intenção de oferecer recreação para a comunidade negra de Sorocaba, sucedeu a representação local da Frente Negra Brasileira, extinta pela ditadura do presidente Getúlio Vargas. Ao longo de 71 anos, a associação tem atuado na defesa e valorização da cultura afro-brasileira e teve seu auge na década de 1970, com os lendários bailes black. Atualmente, segundo o presidente Fábio Isidoro de Arruda, entre as atividades, o clube oferece aulas samba rock e capoeira. A intenção é aumentar as atividades no ano que vem. “Estamos trabalhando para finalizar a reforma do prédio”, contou.

Entre os associados do clube, Ondina Seabra, de 97 anos, participa das atividades desde a fundação. E, apesar de nunca ter se sentido vítima de preconceito, ela acredita que ao longo de tantos anos pouca coisa mudou em relação a isso. “O racismo não mudou, o que mudou foram as pessoas que o praticam, mas ele continua na nossa sociedade”, destacou. Divertida, animada e sorridente, ela procura estar presente nos eventos sempre que pode, e faz planos para o futuro. “É muito importante a participação. E daqui a três anos quero fazer um festão”, disse.

Além do jantar, as comemorações de aniversário do tradicional clube 28 de Setembro serão marcadas por mais uma edição do concurso Miss e Mister Afro, cuja cerimônia será realizada no dia 10 de novembro -- e que já está com inscrições abertas via redes sociais.

[gallery columns="1" size="medium" ids="25164,25165,25166,25167,25168,25169,25170,25171"]

Galeria

Confira a galeria de fotos