Presença

73 anos da Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro

Evento celebrou a história do clube e a valorização da cultura afro-brasileira em Sorocaba
73 anos da Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro
Márcio Gomes, Lucimara Rocha e Ely Carlos. Crédito da foto: Samira Galli / Saga / Divulgação

A Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro comemorou o aniversário de 73 anos no último dia 28, sexta-feira, com um jantar especial na sede. Com show ao vivo de Júlio Nassi Trio, o evento celebrou a história do clube e a valorização da cultura afro-brasileira em Sorocaba.

A Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro foi fundada aos 28 de Setembro de 1945 por um grupo de 14 ferroviários. A entidade sem fins lucrativos, que surgiu com a intenção de oferecer recreação para a comunidade negra de Sorocaba, sucedeu a representação local da Frente Negra Brasileira, extinta pela ditadura do presidente Getúlio Vargas. Ao longo de 71 anos, a associação tem atuado na defesa e valorização da cultura afro-brasileira e teve seu auge na década de 1970, com os lendários bailes black. Atualmente, segundo o presidente Fábio Isidoro de Arruda, entre as atividades, o clube oferece aulas samba rock e capoeira. A intenção é aumentar as atividades no ano que vem. “Estamos trabalhando para finalizar a reforma do prédio”, contou.

Leia mais  Rotary Club de Sorocaba Novas Gerações inaugura Oficina de Costura na Pastoral do Menor

Entre os associados do clube, Ondina Seabra, de 97 anos, participa das atividades desde a fundação. E, apesar de nunca ter se sentido vítima de preconceito, ela acredita que ao longo de tantos anos pouca coisa mudou em relação a isso. “O racismo não mudou, o que mudou foram as pessoas que o praticam, mas ele continua na nossa sociedade”, destacou. Divertida, animada e sorridente, ela procura estar presente nos eventos sempre que pode, e faz planos para o futuro. “É muito importante a participação. E daqui a três anos quero fazer um festão”, disse.

Além do jantar, as comemorações de aniversário do tradicional clube 28 de Setembro serão marcadas por mais uma edição do concurso Miss e Mister Afro, cuja cerimônia será realizada no dia 10 de novembro — e que já está com inscrições abertas via redes sociais.

Comentários