Buscar no Cruzeiro

Buscar

20º Bacalhau Amigo

21 de Julho de 2018 às 15:27

O mais tradicional jantar português de Sorocaba completou 20 anos de festa em uma edição comemorativa, que também celebrou os 50 anos do SOS (Serviços de Obras Sociais) Sorocaba e os 120 anos da Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama, as duas instituições realizadoras da ação beneficente. O evento aconteceu no último sábado, dia 14, no Ipanema Clube, e contou com apresentação do grupo folclórico da Casa de Portugal, de São Paulo, com danças e canções típicas. A animação da noite até a madrugada foi conduzida pela banda San Marco. Toda a renda arrecadada com a festa é revertida ao SOS e permite que a instituição continue com os trabalhos sociais, entre eles, o programa de atendimento ao migrante, itinerante e homem de rua.

A gastronomia portuguesa, preparada pelo Buffet Ancona, foi a grande atração da noite, com os tradicionais bolinhos de bacalhau, vinhos portugueses à vontade e o excepcional lombo de bacalhau à moda portuguesa, receita da família de Agostinho Cardoso, que faz questão de acompanhar o processo de elaboração do prato todos os anos. A novidade desta edição comemorativa ficou por conta do restaurante Quinta do Olivardo, de São Roque, que montou uma fábrica de pastéis de nata (Belém) no local.

A primeira edição do Bacalhau Amigo aconteceu em 1998, quando a Sociedade Beneficente e Recreativa Clube Vasco da Gama, que representa a colônia portuguesa em Sorocaba, elaborou o jantar para comemorar seus 100 anos de existência na cidade. Como não poderia deixar de ser, a celebração teve fartura de bacalhau, acompanhado de muito vinho português. Foram os membros da diretoria do SOS Sorocaba, que também fazem parte do clube, que sugeriram dar sequência ao evento e transformá-lo em uma grande ação anual em prol da entidade.

[gallery columns="4" link="none" ids="5412,5413,5414,5415,5416,5417,5418,5419"]

Galeria

Confira a galeria de fotos