Sorocaba
Prefeitura notifica CPFL pela demora no atendimento à população
Há bairros da cidade que ainda estão sem energia
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Procon, órgão vinculado à Secretaria de Governo (Segov), notificou, neste domingo (5), a CPFL Piratininga para que providencie o imediato retorno da energia elétrica em toda a cidade, após as fortes chuvas ocorridas na tarde da última sexta-feira (3). De acordo com o órgão municipal, até a noite de ontem, 30% da cidade ainda estava sem energia, causando problemas e prejuízos a diversas famílias.
“O vendaval foi muito forte. A tragédia foi grande, não só em Sorocaba, como em todo o Estado. Porém, o que pudemos observar em tudo isso foi uma morosidade e uma falta de respeito com a população na demora de reposta da CPFL, uma empresa que tem lucrado bilhões com cada um de nós, povo sorocabano. Por isso, determinei ao Procon uma imediata notificação, que pode levar à CPFL a multa de R$ 1 milhão pela demora no atendimento aos sorocabanos”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.
Na manhã desta segunda-feira (6), o Cruzeiro do Sul recebeu diversas mensagens via WhatsApp de moradores reclamando da falta de energia. Segundo a população o problema não foi resolvido em locais como Vila Haro, Aparecidinha (parcialmente), Jardim América, um trecho da avenida General Osório e Mato Dentro. Quem ainda estiver sem energia, pode informar o jornal sobre a situação por mensagem pelo telefone (15) 99789-3913.
O Cruzeiro do Sul entrou em contato com a CPFL. Por meio de nota, a empresa informou que assim que o problema ocorreu, todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado, inclusive com reforço de outras cidades da área de concessão, e segue atuando. A CPFL Piratininga ressalta que, apesar dos danos, aproximadamente 90% dos clientes já tiveram o fornecimento restabelecido em Sorocaba. A previsão é normalizar o fornecimento para os demais até o final do dia nesta segunda-feira (6).
A empresa declarou, também, que está à disposição do Procon de Sorocaba, por meio de seus representantes locais, para ouvi-lo nas questões que impactam a satisfação dos clientes.
"É importante esclarecer que a CPFL Piratininga tem como prioridade a qualidade e eficiência dos serviços prestados, por isso entende a importância de garantir a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica", informou a companhia.
A empresa ressalta que, além do call center (0800 010 2570), o registro da falta de energia pode ser feito pelos canais digitais de atendimento: www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp: (19) 99908-8888 e SMS: 27304.”
Danos
Conforme a Prefeitura, desde a ocorrência das chuvas, na tarde da última sexta-feira (3), forças-tarefas das equipes municipais trabalham 24 horas, em todos os pontos de ocorrências, para que tudo seja restabelecido à normalidade, o quanto antes. Dezesseis equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) trabalham nos locais de queda de árvores, bem como agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob), para coordenar o tráfego nesses pontos e nas principais vias da cidade. São equipes que contam, também, com engenheiros, diretores de área de todas as pastas, enfim, todos dispostos a atender a população sorocabana.
A administração pública disse, também, que a cidade de Sorocaba está com mais de 90% do abastecimento de água retomado à normalidade. Até ontem, havia falta de energia, e consequentemente de água, nas regiões do Jardim Montreal e Astúrias, para os quais estão sendo providenciadas novas manobras e alternativas por parte do Saae, para que o fornecimento d’água seja normalizado nas próximas horas. As três Estações de Tratamento de Água (ETAs) seguem operando normalmente.
"O Saae/Sorocaba segue trabalhando até que tudo seja 100% restabelecido, o mais rapidamente possível. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 0800 770 1195 (ligação gratuita) e 3224-5800", informou o órgão.
A Prefeitura ressaltou que as unidades de saúde da cidade estão todas funcionando, bem como as unidades de urgência e emergência do município, que contam com geradores, se preciso.
A Prefeitura de Sorocaba ainda disponibiliza um canal de comunicação com a população para tratar de solicitações relativas a árvores com risco de queda na cidade, pelo WhatsApp: (15) 99175-0927, informando o endereço do local do exemplar arbóreo, além de enviar foto e/ou vídeo. Há, ainda, o telefone 156, da Central de Atendimento da Prefeitura. (Da Redação)