Sorocaba
Prefeitura e FUA lançam nesta quinta (26) o ‘Jornal na Escola’
Uma das reuniões de pauta ocorreu no dia 1º de setembro, na sede do Cruzeiro do Sul, no Alto da Boa Vista
Durante cerca de dois meses, alunos e professores de cinco escolas municipais de Sorocaba participaram de um projeto destinado a produzir um jornal. O lançamento oficial, com a entrega dos exemplares impressos, ocorre nesta quinta-feira (26), durante a premiação do Concurso Jornalístico e Publicitário, realizado pela Prefeitura de Sorocaba. O “Projeto Jornal na Escola” é uma parceria entre a Secretaria da Educação e o jornal Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).
Uma das reuniões de pauta ocorreu no dia 1º de setembro, na sede do Cruzeiro do Sul, no Alto da Boa Vista. O editor-chefe, Sérgio Henrique Coelho, passou as principais orientações para o desenvolvimento das atividades. Entre as pautas definidas estavam a história da própria escola, detalhes do cotidiano e personagens importantes.
Foram escolhidas as escolas que atendem aos anos finais do ensino fundamental, que vão do 6º ao 9º ano. Pelo menos cinquenta pessoas, entre estudantes e professores, além de integrantes da Secretaria da Educação e do jornal, se envolveram no projeto. Participaram os alunos e professores das escolas municipais Achilles de Almeida (do bairro Além-Ponte), Flávio de Souza Nogueira (Jardim Ferreira), Getúlio Vargas (Santa Terezinha), Leonor Pinto Thomaz (Centro), e Matheus Maylasky, na Vila Gagliardi.
Dedicação
Os alunos vivenciaram as experiências de uma redação de um jornal, com reuniões para dividir as tarefas, pesquisas, escolha das fontes, entrevistas e produção de textos e fotos. Em cada escola, o trabalho foi orientado por um professor. “Dedicaram-se de verdade”, salientou a professora Patrícia Ducatti Gonçalves, da E. M. Getúlio Vargas, que acompanhou as atividades dos alunos.
Visitas
Assim como os estudantes estiveram na sede do jornal Cruzeiro do Sul, a E. M. Matheus Maylasky também recebeu uma visita na manhã de terça-feira (24). A jornalista Denise Rocha, responsável pela edição, e o fotografo Fábio Rogério conversaram com os alunos sobre jornalismo e também sobre o projeto. Membros da direção e da coordenação pedagógica da escola estiveram presentes, além da gestora de Desenvolvimento Educacional, responsável pelo projeto na Secretaria da Educação, Tully Vicentim de Almeida.
Para Tully, a iniciativa contribui para desenvolver as competências de leitura e escrita, como também o senso crítico, a busca das informações e o compartilhamento do conhecimento. “Neste processo, os estudantes estão sendo protagonistas da construção do conhecimento, buscando informações, realizando pesquisas, entrevistando e produzindo material que ficará historicizado. Isso é atividade significativa! Eles participam do processo e o produto final é mérito de cada um. Estou realmente feliz e emocionada com este momento”, comemorou.
A secretária da Educação, Marlene Leite, reforçou que a iniciativa promove novas experiências educacionais. “Estamos extremamente orgulhosos do projeto ‘Jornal na Escola’. É mais um projeto em parceria com a Fundação Ubaldino do Amaral que já está dando frutos. Uma colaboração exemplar, que auxilia na elevação dos padrões de ensino e enriquece a experiência educacional dos nossos alunos, contribuindo para um futuro mais brilhante”, afirmou.
A edição tem 16 páginas coloridas em formato tablóide e tiragem de 5 mil exemplares. O lançamento acontece no Ipanema Clube, às 19h30. (Denise Rocha)