Buscar no Cruzeiro

Buscar

Financiamento internacional

Prefeitura assina contrato de US$ 16 milhões para o Sorocaba Tem Pressa

Dinheiro virá do Fonplata -- Banco de Desenvolvimento e será aplicado em obras de mobilidade urbana

11 de Outubro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Uma das obras previstas é o alteamento da avenida XV de Agosto, para acabar com ocorrências de inundações e alagamentos
Uma das obras previstas é o alteamento da avenida XV de Agosto, para acabar com ocorrências de inundações e alagamentos (Crédito: EMÍDIO MARQUES / ARQUIVO JCS)

A Prefeitura de Sorocaba definiu, ontem (10), em Brasília, contrato de operação de crédito, no valor de até US$ 16 milhões, com o Fonplata -- Banco de Desenvolvimento. A medida viabiliza recursos para executar mais uma parte do Programa Sorocaba Tem Pressa. O contrato foi assinado na sede do banco no Distrito Federal, pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e pela presidente executiva do Fonplata, Luciana Botafogo Brito.

No dia 2 de setembro, a Prefeitura já havia obtido aprovação do plenário do Senado Federal, dando aval ao Governo Federal para a contratação da operação de crédito. A proposta teve relatoria da senadora Mara Gabrilli, que acompanhou a comitiva de Sorocaba em Brasília. O financiamento internacional foi aprovado pela Câmara de Sorocaba, em 2021.

Dentre as obras previstas via Fonplata, estão: a ligação entre os Jardins São Guilherme II e Jardim Paulista, assim como entre o Jardim Santa Lúcia e a avenida Ulysses Guimarães; mais a obra de travessia sobre o córrego, interligando a rua Walter Lacava com a rua Nelson Juliano (Wanel Ville IV/Villágio Torino); a recuperação de infraestrutura nas regiões norte, leste, oeste e central, mais requalificação da malha viária urbana e construção geral de pavimento asfáltico. As obras estão com licitação em andamento. O contrato com o Fonplata prevê, ainda, o alteamento da avenida XV de Agosto e uma intersecção na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (Córrego Piratininga, no Jardim Guariglia). Os projetos incluem, também, iluminação pública com lâmpadas em LED, paisagismos e sinalização viária.

O gerenciamento do contrato com o banco internacional, assim como a licitação e a fiscalização das obras, estarão sob a responsabilidade do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi) da Secretaria Municipal de Administração (Sead).

O prazo original de desembolsos será de 60 meses, contados a partir da data de entrada em vigor do contrato de empréstimo.

O programa Sorocaba Tem Pressa já está em andamento, viabilizado por meio de parceria com o Banco Andino de Fomento (CAF). Três obras já foram entregues: o viaduto sobre a avenida Itavuvu, na zona norte; outro sobre a avenida Ipanema (região da av. Joaquim José de Lacerda) e a primeira fase da construção da marginal do córrego Itanguá.

Via CAF, também estão previstas: obras na avenida Pereira da Fonseca (que começam em 60 dias), na avenida 3 de Março (início no primeiro bimestre de 2023) e a requalificação do pavimento das vias alimentadoras do sistema BRT Parque São Bento (que começam em 20 dias). Em fase de licitação, estão: a implantação de via de ligação das avenidas Antônio Carlos Comitre e Mário Campolim, com a rua Romeu do Nascimento, inclusive travessia de córrego; construção de viaduto de ligação das avenidas Fernando Stecca e Independência; a requalificação de vias alimentadoras do BRT Zona Oeste e a execução da Marginal Direita do rio Sorocaba; a segunda fase da marginal do córrego Itanguá e um Parque Linear nesse mesmo bairro; uma minicidade do trânsito no Parque Tecnológico de Sorocaba; uma ponte sobre o rio Sorocaba, interligando a av. Arthur Bernardes com a av. XV de Agosto; um Parque Metropolitano e o novo Terminal Rodoviário. (Da Redação)