Polícia
Polícia Militar recebe 2,5 mil ‘armas de choque’
O emprego de armas de incapacitação neuromuscular é uma ferramenta imprescindível no contexto da segurança pública
A Polícia Militar (PM) está ampliando o uso de armas de incapacitação neuromuscular, popularmente chamadas de “armas de choque”. Ontem foram entregues 2,5 mil armas, do modelo Taser, a comandantes de unidades policiais de todo o Estado de São Paulo. A cerimônia ocorreu na Escola de Educação Física da PM.
O emprego de armas de incapacitação neuromuscular é uma ferramenta imprescindível no contexto da segurança pública, “gerando avanço na atuação da força policial nas mais diversas ocorrências que possuem elevado grau de complexidade e demandam respostas mais técnicas e eficientes”, explicou a PM.
Até setembro de 2023, as “armas de choque” já foram usadas em 612 ocorrências em todo Estado. Em 2022, o equipamento foi empregado em 680 atendimentos. As armas foram adquiridas com verba estadual a um custo de R$ 19,8 milhões.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou que o emprego dessas armas está pautado em conceitos técnicos com objetivo de preservar a vida de alguns agressores, desde que não ofereçam risco de morte aos patrulheiros. (Da Redação)